CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lagarta do Pinheiro

Terça, 8 Fevereiro 2022
Lagarta do Pinheiro
Ajude a controlar esta praga

Se vir lagartas do pinheiro não lhes toque e não se aproxime. Estes seres possuem pelos urticantes e podem provocar alergias a pessoas e animais. Quando encontrar ninhos ou processionárias em espaço público contacte a Linha Cascais – 800 203 186 – ou reporte através da app Fix Cascais.

Mais visíveis no fim do inverno e primavera, é nesta altura do ano que as lagartas do pinheiro abandonam os ninhos e descem das copas das árvores pelos troncos em procissão. Ao chegarem ao chão, onde se vão enterrar, ficam mais expostas, podendo provocar reações alérgicas a pessoas e animais que se aproximem. Alerte as crianças para que não toquem na processionária e tenha mais atenção aos animais em zonas de pinhal.

Para controlar esta praga, a Cascais Ambiente desenvolve várias ações ao longo de todo o ano. Além da remoção de ninhos, colocação de cintas de retenção e instalação de ninhos para chapins (espécie que se alimenta destas lagartas) no período mais crítico, também é aplicado um inseticida biológico nos pinheiros.

RECOMENDAÇÕES

- Em zonas de pinhal, e sobretudo entre os meses de janeiro e março, mantenha as crianças e animais vigiados.

- Alerte as crianças para o perigo de mexer nestas lagartas e nos seus ninhos.

- No ser humano, os pêlos urticantes da lagarta podem causar alergias cutâneas. Caso exista contacto com os pêlos da lagarta, lave rapidamente a zona afetada com água e sabão. Em situações mais graves pode ocorrer asfixia, se as vias respiratórias forem afetadas.

- Nos animais, o contacto direto com a lagarta provoca danos que se manifestam particularmente ao nível das patas e da boca. Caso suspeite que o seu animal esteve em contacto com a processionária, levo-o ao veterinário de imediato. 

Em caso de contacto saiba mais aqui