CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jason Momoa e António Guterres no INNOVATHON

Segunda, 27 Junho 2022
150 jovens estiveram em Carcavelos a pensar no futuro dos Oceanos

O Secretário-Geral das Nações Unidas afirmou que "Este é o tempo para incluir os jovens nas decisões políticas"

Depois de 24 horas seguidas na praia de Carcavelos para debaterem e apresentarem soluções práticas para resolver a crise dos oceanos, os 150 jovens dos cinco continentes e 30 nacionalidades, inspiraram líderes e governantes de todo o mundo, fazendo ouvir a sua voz e as suas soluções, ao mais alto nível. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, num discurso muito emotivo, começou por pedir desculpa às gerações mais jovens "pelas crises do oceano, da biodiversidade e do clima", pela "lentidão" da sua geração em admitir a gravidade destas três crises e "pelo tempo que estamos a demorar a tomar medidas para reverter esta situação dramática". Muito aplaudido pelos jovens presentes, António Guterres, elogiou a "profundidade e qualidade" das propostas trazidas por este jovens no âmbito da maratona INNOVATHON, na praia de Carcavelos. "Este é o tempo para os líderes mundiais ouvirem e concretizarem as propostas dos jovens e deixá-los contribuir, efetivamente, para influenciarem as decisões políticas globais e locais", acrescentou o Secretário-Geral das Nações Unidas. No seu discurso, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, quis destacar o papel de Cascais em matérias de ambiente, juventude e futuro:" Cascais mais uma vez foi excecional porque acolheu o futuro de todo o mundo, os jovens pelo oceano, em ligação com uma grande escola (Nova SBE), cumprindo a vocação deste concelho em que tudo o que é mundo, futuro, juventude está sempre à frente", referiu Marcelo Rebelo de Sousa. 

As propostas que saíram do INNOVATHON vão ser avaliadas por um credenciado júri internacional que vai definir quais as que serão concretizadas, beneficiando para isso de apoio monetário e técnico para a sua implementação. "Este é o início de um processo de co-decisão e co-participação entre os líderes transnacionais, nacionais e locais e os jovens para resolver a crise dos oceanos", referiu a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão. "Os jovens foram instigados a trazer a sua energia, criatividade e inovação e a olharem para questões que são realmente criticas relativo ao oceano e os governantes presentes em Carcavelos ouviram com muita atenção ie assumiram que querem fazer acontecer algo com base nestas ideias", garantiu Joana Balsemão, acrescentando, que hoje assistimos em Cascais a "um momento histórico entre os diversos níveis de governação e os jovens de todo o mundo em busca de soluções para a crise dos oceanos". 

_ _

No último dia do Fórum da Juventude e da Inovação, a 26 de junho, Jason Momoa, ator e ativista pelos oceanos, foi nomeado Advogado para Vida Debaixo de Água do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP). A nomeação decorreu em plena praia de Carcavelos onde o ator chegou numa embarcação da Mirpuri Foundation e recebeu o bastão das mãos de Peter Thomson, enviado especial das Nações Unidas para o Oceano. Jason entregou de seguida o bastão aos representantes do Fórum da Juventude e da Inovação, os quais, por sua vez, o passaram a António Guterres, Secretário-Geral da ONU.
O Nature Baton, uma colaboração global para o bem-estar dos oceanos, tem provado ser um farol da necessidade de agir para salvarmos os oceanos e é uma metáfora para a jornada que os campeões oceânicos fizeram este ano de Brest a Nairóbi para a Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, a Palau para a Conferência "Os Nossos Oceanos", e para o "Dia Mundial do Ambiente", em Estocolmo, a caminho de Lisboa.

_ _

Cascais, recebeu ainda Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas onde aproveitou para navegar ao largo da nossa costa a bordo da embarcação municipal “Estou Para ver”. O Comissário Europeu está a participar na Conferência dos Oceanos e durante a tarde de domingo marcou presença na Casa de Santa Maria, em Cascais, para um encontro paralelo, com dirigentes e representantes locais. O objetivo foi conhecer os desafios, ideias e soluções relacionados com o mar.