CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Intervenções florestais no Parque Natural Sintra-Cascais

Quinta, 17 Fevereiro 2022
Objetivo: Preservar a floresta nativa e reduzir risco de incêndio

Intervir para restaurar. No Parque Natural Sintra-Cascais decorrem intervenções promovidas pela autarquia, e aprovadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o objetivo de conservar a floresta nativa e reduzir o risco de incêndio.

“Esta intervenção vem no seguimento do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e visa fazer o controlo de exóticas invasoras que se instalaram neste território há várias décadas” adianta Mário Rios, Chefe da Unidade Técnica Florestal da Câmara Municipal de Cascais.

Numa primeira fase, estão a decorrer trabalhos de controlo e erradicação de espécies invasoras exóticas, em particular de acácias, para posteriormente se iniciar o processo de restauração da floresta nativa com a plantação de árvores e arbustos.

De notar que, o facto das acácias estarem nesta zona em particular está diretamente relacionado com a ocorrência de fogos na zona nos anos 80. A acácia, como planta pirófita, é favorecida pelo fogo e dispersa-se no pós incendio de forma agressiva por todo o território afetado, o que aumenta novamente o risco de incêndio,  entrando-se assim num ciclo de fogo/invasão. 

Embora nesta fase os trabalhos de remoção de espécies invasoras esteja a ter um impacto maior na paisagem, as intervenções são realizadas com áreas de intervenção limitadas a 5/6 hectares e distantes entre elas. Uma gestão planeada a médio/longo prazo e que representa um investimento significativo da autarquia que recorre a apoios do POSEUR e PDR.

Um forte investimento para um resultado muito importante. Os trabalhos de remoção destas espécies são essenciais para a redução do risco de incêndio e também para o ambiente, conforme esclarece João Melo, diretor da Cascais Ambiente: “O controlo das invasoras exóticas é determinante e vai ao encontro daquilo que são os objetivos das Nações Unidas para o combate às alterações climáticas e também para conter a perda da biodiversidade.”

A ação conta também com a aprovação do ICNF, que tem vindo a acompanhar os trabalhos. “Temos feito um acompanhamento regular desta intervenção para verificar se cumpre o que foi o nosso parecer, e tem cumprido,” revela Cláudia Almeida, técnica do ICNF. Já Miguel Jerónimo, Adjunto do Comando de Bombeiros de Alcabideche, salienta que esta intervenção também é muito relevante para os bombeiros locais. “Quanto mais combustível houver, mais intensidade vai ter o incêndio e mais dificil vai ser a sua extinção., portanto uma redução da carga de combustivel é fundamental para um combate mais eficaz,” salienta o bombeiro.

É com estas e outras ações que se pretende continuar a defender o futuro do Parque Natural Sintra Cascais . Todos os anos, o munícipio conta com centenas de voluntários que apoiam no corte e arranque de plantas invasoras exóticas, assim como na recolha de sementes, geminação no banco genético e plantação de árvores. Mais informação sobre a Gestão Florestal no Parque Natural Sintra-Cascais pode ser consultada aqui.

CMC/FMC