CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Hortas Comunitárias | Horticultores recebem manual de agricultura biológica

Quarta, 11 Maio 2022
Ferramenta compila e complementa informação lecionada na formação inicial.

A iniciativa “Hortas Comunitárias de Cascais”, enquadrada no projeto “Terras de Cascais”, escreveu, na tarde desta terça-feira, mais um capítulo na sua história que já leva uma década. Foi agora entregue a antigos e novos horticultores com parcela atribuída o “Manual das Hortas Comunitárias de Cascais”.

Foi no Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, que as equipas responsáveis pelo projeto, em conjunto com o executivo da Câmara Municipal, apresentaram e entregaram esta ferramenta de conhecimento disponível para quem põe em prática a agricultura biológica.

Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente, frisou que “o manual concentra muito conhecimento e muita alma” ao compilar e complementar toda a informação teórica e prática lecionada na formação de Agricultura Biológica a que todos os horticultores das Hortas Comunitárias tiveram acesso aquando da atribuição do seu talhão de horta.

Este manual é ainda versátil na aplicação dos conhecimentos, ou seja, está desenhado para o cultivo de uma parcela de 30 m² em Cascais (solo e clima específicos) mas com a informação necessária para a adaptação a outras escalas de produção, clima e solos diferentes, o que o torna numa ferramenta de serviço para todas as pessoas que pretendam cultivar em modo biológico, dentro e fora de Cascais.

Assim, o livro está disponível em formato digital aberto ao público, foi oferecida uma versão impressa aos antigos e novos horticultores com parcela atribuída e está à venda ao preço de produção para o público em geral.

Até à data, foram formados mais de 2000 munícipes para a prática de agricultura na cidade em modo biológico e dado o sucesso da iniciativa - que promove o convívio, lazer e aprendizagem para os seus utilizadores e para a comunidade local - há ainda outros tantos munícipes que aguardam a sua parcela para cultivo.

Saiba mais sobre as Hortas Comunitárias de Cascais AQUI

SJ/LB/CMC