CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Há uma medusa gigante a "circular" pelo concelho

Quarta, 27 Outubro 2021
Obra feita de embalagens integra Exposição iREC – Inovar a Reciclagem

Já separou através do iREC – Inovar a Reciclagem?
Em nove meses foram recolhidas mais de 600 mil embalagens de bebidas, seja de plástico, alumínio ou vidro. Materiais que dão origem a novos produtos, como é o caso da medusa gigante com dois metros e meio presente na exposição itinerante inaugurada esta quarta-feira, 27 de outubro, no Mercado da Villa, em Cascais. 

Construída a partir das embalagens recolhidas no âmbito do iREC, “Yelli” é a peça central desta mostra que promove as boas práticas ambientais. Uma obra dos Skeleton Sea, embaixadores da iniciativa, que alerta para as problemáticas do lixo da marinho e das alterações climáticas. 
Mas não é só na arte que estas embalagens podem ser reutilizadas. Há já várias marcas portuguesas e internacionais que utilizam estes materiais para produção de novos artigos, como a mala de viagem da Samsonite – Magnum ECO, os sapatos de caminhada da Decathlon e os calções de banho Panareha. Produtos que também poderá conhecer nesta exposição que ilustra o ciclo dos resíduos e os beneficios da sua reinserção na economia. 

A exposição de entrada gratuita vai percorrer o concelho até 12 de dezembro, passando pelo E.Leclerc São Domingos de Rana, CascaiShopping e Decathlon Cascais. (Ver mais informação aqui

iREC – Inovar a Reciclagem, é um projeto inovador desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a NOVA SBE que conta com o financiamento pelos EEA Grants e Ministério do Ambiente. Em Cascais já foram instaladas 15 máquinas de recolha de embalagens de bebidas de plástco, alumínio ou metal, onde os seus utilizadores ganham pontos através da separação e deposição destes resíduos que depois são encaminhados para reciclagem. Embora a sistema de depósito com retorno para embalagens de bebidas só deva entrar em vigor em 2022, a Câmara Municipal de Cascais já se antecipou e está a agir no sentido da promoção e cumprimento das metas nacionais de recolha de resíduos e de redução das emissões de CO2, através do incentivo à reciclagem e reutilização de materiais. 

Programa Exposição iREC  

Mercado da Vila de Cascais | 27 de outubro a 3 de novembro 

Rua Padre Moisés da Silva, 2750 Cascais 

Horário: 8h00 às 24h00 - 6ª e sáb às 02h00 

E.Leclerc São Domingos de Rana | 4 a 9 de novembro 

Av. Aristides Sousa Mendes, 2785-741 São Domingos de Rana 

Horário: 08h30 às 21h30 

CascaiShopping | 10 a 28 de novembro 

Estrada Nacional Nº 9 118, 2645-543 Alcabideche 

Horário: 8h às 23h - 6ª e sáb às 24h 

Decathlon Cascais | 29 de novembro a 12 de dezembro 

Av. Brigadeiro Victor Novais Gonçalves Nº 164, 2645-019 Alcabideche 

Horário: Diário 10h às 22h 

Saiba mais aqui sobre o iREC - inovar a reciclagem aqui

CMC/FC