CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Há um novo Parque Urbano no concelho

Segunda, 2 Agosto 2021
Na Quinta da Carreira nasceu um espaço verde com 23000M2

Veja o projeto completo para o Parque Urbano da Quinta da Carreira aqui

A revolução verde continua em marcha em Cascais e já chegou à Quinta da Carreira, onde foram recuperados os terrenos abandonados da antiga quinta que agora contam com um relvado amplo com 7.000m2, uma praça pavimentada, mobiliário urbano, percursos pedonais, campos desportivos e parque de merendas. Um espaço verde implementado numa zona onde outrora esteve prevista a construção de mais prédios, projetos que a autarquia inviabilizou ao adquirir o terreno. Em vez de prédio, surge assim uma nova mancha verde entre a malha urbana de São João do Estoril.

O Parque Urbano da Quinta da Carreira traz uma nova vida a esta área urbana, conta com quatro entradas e incentiva a mobilidade leve ao permitir que a população local se possa deslocar através de um percurso com mais qualidade e segurança. Os muros de pedra foram repostos e foram instaladas pontes de madeira de ligação. Transformou-se assim num local ideal tanto para a prática desportiva, seja para corrida ou treinos nos campos de futvolei de praia, como para aproveitar momentos ao ar livre.

Situado numa área inundável adjacente à ribeira de Bicesse, o Parque Urbano da Quinta da Carreira está preparado para servir de bacia de amortecimento de cheias, uma estratégia relevante para a adaptação às alterações climáticas.

Na revitalização do espaço, ao antigo arvoredo juntaram-se mais 3600 arbustos e 65 árvores, que cumprem funções estéticas e ambientais. No caso dos arbustos, estes vão contar com rega gota-a-gota apenas para os primeiros anos até à sua instalação. Já a periferia do parque é revestida com um prado florido de sequeiro que irá marcar as estações do ano e que serve de enquadramento estético. 

O Parque Urbano da Quinta da Carreira localiza-se entre o liceu de S. João do Estoril, Ribeira de Bicesse, estrada da Alapraia e urbanização da Quinta da Carreira. A segunda fase da intervenção arrancará em breve, com a requalificação do resto do parque onde estão contempladas novas valências: horta e pomar comunitário, recuperação do poço, circuito de manutenção, área de recreio, parque canino, cafetaria e sanitários. No total, o Parque Urbano da Quitna da Carreira vai ter seis hectares de espaço verde em meio urbano.

Nos último anos, Cascais passou a ter mais 25 hectares de áreas verdes urbanas com a criação de novos parques como o Outeiro da Vela, Penedo e a Quinta da Carreira, e o alargamento de outros como o Outeiro dos Cucos e a Ribeira dos mochos. Em média, são plantadas 10.000 árvores por ano em meio urbano. Tudo por um futuro mais verde.

FMC/CMC