CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Há 28 Eco-Escolas em Cascais

Quarta, 20 Dezembro 2023
Bandeira Verde hasteada no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo

O programa Eco-Escolas está de volta. O Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo hasteou a Bandeira Verde deste projeto na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro. Durante o ano letivo 2023/2024 há 28 estabelecimentos de ensino de Cascais a participar neste programa, uma iniciativa que visa promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

"Parabéns a todas as Escolas do concelho de Cascais distinguidas com a Bandeira Eco Escolas pela consistência na implementação de práticas amigas do ambiente,” concluiu Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais.

O tema para este ano abrange questões cruciais como geodiversidade, espaços exteriores, economia circular, alimentação saudável e sustentável. Temáticas que vão integrar o plano de ação que cada escola deve desenvolver para demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade.

O Eco-Escolas é coordenado em vários níveis, desde o internacional até o escolar, permitindo a convergência de objetivos comuns respeitando as características específicas de cada instituição. O programa conta com o apoio da Comissão Nacional, municípios parceiros e outros intervenientes que oferecem suporte específico para diversas atividades. Cada escola inscrita, recebe orientações facilitadoras e informações para a implementação do Eco-Escolas. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e eventos de divulgação, como o Dia Bandeiras Verdes.

Há sete passos fundamentais a cumprir no âmbito desta iniciativa, que incluem a formação do Conselho Eco-Escolas, realização de uma Auditoria Ambiental, elaboração de um Plano de Ação, integração do tema ambiental no Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade e a criação de um Eco-Código.

Cada escola deve concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação, realizando atividades relacionadas aos temas-base (água, resíduos e energia) e explorando, no mínimo, um dos temas anuais.

Este desafio ambiental incentiva as escolas a participarem em diversos sub-projetos que visam informar, aprofundar e premiar o trabalho desenvolvido em temáticas específicas, contribuindo assim para a construção de uma comunidade escolar mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente.

As escolas de Cascais têm participado ativamente no programa Eco-Escolas desde o ano letivo 2008/2009. Este projeto internacional da "Foundation for Environmental Education," foi implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). O programa incentiva ações sustentáveis e reconhece o compromisso das escolas na Educação Ambiental.

Saiba mais sobre o Eco-Escolas aqui

Descubra as 28 Eco-Escolas de Cascais

Associação dos Antigos Salesianos Estoril – Centro Social D. Bosco
Escola Básica São João do Estoril
Saint Julian’s School
Escola EB 2,3 da Alapraia
Escola Básica e Secundária IBN Mucana
Colégio da Bafureira
Salesianos do Estoril
Escola EB 2,3/S de Carcavelos
CERCICA
Escola EB 2,3/S Matilde Rosa Araújo
Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
Colégio Sra Boa Nova
Associação de Beneficiência Luso-Alemã (Carcavelos)
Escola Básica Raul Lino
Escola Básica Fernando José dos Santos
Escola EB Fausto Cardoso de Figueiredo
Escola/JI Fernando Teixeira Lopes
Escola Secundária de Alvide
Colégio Marista de Carcavelos
Associação de Beneficiência Luso-Alemã (Parede)
Externato Nossa Senhora da Assunção
Traquinauta
Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura
Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia
Escola EB!/JI A.H. Oliveira Marques
Escola EB1/JI de Caparide
Escola EB Almada Negreiros – Bicesse
Escola EB1 de Talaíde