CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Greenfest chega à NOVA SBE

Quinta, 17 Outubro 2019
Feira mais sustentável do país decorre de 17 a 20 de outubro

Ao fim de 11 anos no Centro de Congressos do Estoril, o Greenfest tem uma nova casa. O festival mais sustentável do país mudou-se para o Campus da NOVA SBE, em Carcavelos, e decorre entre os dias 17 e 20 de outubro, sob o tema da “Água,” logo ali, onde o rio, a terra e o mar se cruzam.

Ambiente, sustentabilidade, água, reciclagem, reutilização ou respeito, são algumas das palavras de ordem que circulam pelos corredores e atrium do campus da NOVA SBE ao longo destes próximos dias, sem esquecer os inúmeros expositores que apresentam produtos mais amigos do ambiente e que ensinam como podemos ajudar a proteger o nosso mundo. Workshops, debates, palestras, exposições, concertos e ateliers são algumas das atividades didáticas e interativas relacionadas com o ambiente e a água que pode encontrar na 12.ª edição do Greenfest.

“Passados estes 12 anos é com um enorme gosto e orgulho que vejo o Greenfest na NOVA  SBE, com o impacto que tem junto dos mais novos,” salientou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. O autarca recordou ainda que nas primeiras edições, temas como o ambiente, a sustentabilidade ou a reciclagem, “não estavam na agenda política, e hoje estão de um forma tão presente, o que significa que ainda assim não fomos capazes de fazer o suficiente para transformar este mundo que é necessário ser transformado, e não é o mundo, é as pessoas, os nossos comportamentos e a nossa aplicação.” Carlos Carreiras afirmou ainda que “todas estas iniciativas são absolutamente fundamentais para que cada vez mais todos possamos fazer essa transformação que é tão necessária.”

Para Pedro Norton de Matos, mentor do Greenfest, destacou que “a visão, a missão e os valores da Câmara são compatíveis com os valores do Greenfest, portanto esta é uma caminhada que temos feito em conjunto”. Sobre a mudança para a NOVA SBE, o mentor revelou que essa foi uma das razões para que o tema deste ano seja “Água” acrescentando que é ali “o rio encontra o mar e onde a terra encontra o mar.” Pedro Norton de Matos revelou ainda que o tema da “Água” está “suportado no enquadramento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030” e a água, num sentido lato, tem ligação a todos os outros 16 objetivos.”

Nestes primeiros dias são esperados mais de 3500 alunos do ensino básico e secundário. Já no fim de semana, o evento estará aberto a todo o público e, a manter o registo das edições anteriores, este será certamente mais um Greenfest de sucesso, logo agora que se mudou do Estoril para a NOVA SBE, lugar onde o conhecimento e a inovação está sempre em destaque.

A Câmara Municipal de Cascais está presente neste grande evento com um espaço dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas, onde convida os participantes a deixarem por escrito qual o ODS que pretendem adotar até 2030. Em conjunto com a Cascais Ambiente, o Município proporciona ainda o “Encontro cidadãos Waste4think,” que reúne os participantes do pioneiro projeto europeu para discutir os resultados ambientais obtidos pelas famílias, o “Encontro de Tutores” e o “Encontro de Horticultores Terras de Cascais,” projetos que comemoram 10 anos em 2019. Vai decorrer também uma formação sobre “Separar para compostar, compostar para plantar,” dirigida aos futuros detentores dos compostores gratuitos.

O GreenFest é um evento que se posiciona como uma plataforma de partilha de ideias, experiências e melhores práticas sustentáveis numa vertente Ambiental, Social, Económica e Cultural. Esta feira anual contribui para uma maior visibilidade de projetos de empresas, instituições e cidadãos que têm o futuro sustentável em mente e conta com especialistas, estudiosos, audaciosos e curiosos para debater e refletir sobre estes temas.

Ver programa AQUI