CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Como funcionou o Urban ReLeaf em 2024?

Sexta, 20 Dezembro 2024
Saiba os resultados deste projeto de melhoria dos espaços verdes

O Urban Releaf é um projeto cofinanciado pelo programa Horizonte Europa que pretende avaliar os impactos (custos e benefícios) dos espaços verdes urbanos e das soluções baseadas na natureza num contexto de alterações climáticas.

Entre maio de 2024 e dezembro de 2024, em sete espaços verdes diferentes do concelho, tem sido realizada uma recolha de dados com cidadãos, relativamente às suas experiências de conforto térmico e bioclimático na utilização destes espaços. Os dados recolhidos representam informação valiosa para a tomada de decisões do planeamento urbano, e para o desenvolvimento de novas políticas para os espaços verdes, conseguindo ainda fomentar e garantir a participação dos munícipes neste processo.

No concelho de Cascais, estão a ser alvo desta campanha de recolha de dados sete espaços diferentes: Parque Urbano do Penedo, Parque Urbano da Quinta da Carreira, Parque Urbano da Abóboda, Bosque das Fontaínhas, Parque Urbano de Trajouce, Jardim Constantino e o Jardim Visconde da Luz.

Desde maio de 2024 até agora, nos sete espaços, mais de 1000 munícipes responderam ao inquérito, sendo mais de metade (57,48%) do sexo feminino. Dos espaços alvo de avaliação, o Parque Urbano da Quinta da Carreira foi considerado o mais confortável pelos inquiridos, representados mais proeminentemente pela faixa etária entre os 25 e 34 anos. Para esta recolha foram mobilizados cerca de 70 voluntários da Cascais Jovem, que ajudaram a garantir o bom funcionamento deste processo.

A recolha de dados é realizada através de um questionário de satisfação ambiental e conforto bioclimático que está disponível através de um QRCode em painéis nas áreas de estudo. Assim, os participantes têm acesso a um mapa com as sete áreas de estudo, onde podem responder ao questionário e onde podem descobrir mais informações sobre os locais que visitem. Quem responde ao questionário recebe um vaso com sementes e, até agora, em 2024, foram distribuídos 270 vasos com plantas.

Esta recolha de dados continua até dezembro de 2025 nestes espaços. Se ainda não participou, do que está à espera? Ajude-nos a tornar os espaços verdes do concelho cada vez mais resilientes às alterações climáticas.

Saiba mais sobre o Urban ReLeaf aqui.