CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Estamos na COP28!

Segunda, 4 Dezembro 2023
Conferência da ONU para as Alterações Climáticas decorre até 12 de dezembro

Cascais está na 28ª Conferência da ONU para as Alterações Climáticas. Depois de várias participações em edições anteriores, Portugal tem, pela primeira vez, um espaço próprio onde pode partilhar experiências e resultados nacionais na área da transição energética, da mobilidade e da biodiversidade.  

O encontro conta com a presença de líderes e representantes de quase todo o mundo e mais de 80 mil delegados que estão a avaliar a ação climática dos últimos anos, partilhar experiências e estabelecer metas para o futuro, onde os municípios têm um papel muito importante a desempenhar.

No domingo, 3 de dezembro, Joana Balsemão, vereadora com a pasta do Ambiente em Cascais, participou como oradora na conferência "From me to we" dinamizado pela Fidelidade no Pavilhão de Portugal, foi participante na reunião de trabalho à porta fechada Urban Transition Mission + KPMG "Accelerating Investments," no pavilhão do RECREE, e ainda oradora no seminário "Cities on a Mission: unlocking net-zero resilient future of urban transitions" no pavilhão da MUAP (presidência COP) com participação da Comissária Europeia.

"Cascais tem tido uma participação muito variada nesta cimeira, desde apresentações ou organização de eventos em que convidamos outros oradores, ou ainda através da participação em pequenas reuniões à porta fechada convocadas pela Comissão Europeia ou pelas Nações Unidas," salientou Joana Balsemão.

Em diálogo com Marcos Sefcovic, vice-presidente da Comissão Europeia, Cascais foi convidada para estar com os presidentes de câmara de Malmo (Suécia), Turku (Finlândia) e Utrecht (Países Baixos), visto que a União Europeia reconhece o papel fundamental das cidades em matéria de ação climática, e, por isso, quer munir melhor os municípios com ferramentas para esse efeito.

Já na terça-feira, 5 de dezembro, a vereadora moderou o evento organizado por Cascais no Pavilhão de Portugal, dedicado a " Transição energética nas cidades: Investimentos verdes no contexto do Pacto Ecológico Europeu". Uma iniciativa realizada em parceria com a Deloitte, UE, ICLEI, Zero e parceiros do sector privado.

Este painel de discussão, com reputados oradores, irá aprofundar como o modelo europeu de transição energética pode desafiar stakeholders, governos e cidadãos, entre outros, na adoção de novos modelos de negócios e serviços em Portugal. Uma oportunidade para discutir como o Pacto Ecológico Europeu pode promover o modelo energético sustentável em todos os países de língua portuguesa em todo o mundo, perpetuando as ambições ambientais da UE.

Neste dia, os vencedores da “Viagem pelo Clima” também estiveram em destaque no Extreme Hangouts, um evento do município dedicado aos jovens que participaram neste desafio, viajando pelo país da forma mais sustentável.

Joana Balsemão participará ainda numa reunião de trabalho à porta fechada com a Comissão Europeia para discutir os modelos de governança das COPs.

"Esta COP ainda vai no meio e já há muitas vitórias a celebrar do ponto de vista dos municípios porque, pela primeira vez, houve, integrado numa conferência desta natureza, um segmento só dedicado a presidentes de câmara e um segmento de ministros só dedicado ao papel que os municípios têm no combate às alterações climáticas e à contrariação da degradação ambiental. Isto é um granho tremendo," enalteceu a vereadora.

Já no dia 6 de dezembro Cascais participou ainda na reunião ministerial à porta fechada sobre urbanismo sustentável com a presidência da COP e a UNHABITAT e na conferência da Comissão Europeia "Adaptation beyond borders" no pavilhão da UE.

A COP28 decorre entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, no Dubai.