De 18 a 26 de novembro, Cascais associa-se à Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (EWWR 2023), iniciativa que visa promover uma maior consciencialização sobre a importância da prevenção dos resíduos e sensibilizando para a adoção de práticas mais sustentáveis.
De forma transversal já são muitas as pessoas que preferem fazer compras de bens a granel, e muitas as que já não vão ao supermercado sem levar os sacos de casa. Há mesmo superfícies comerciais que colocam caixas de cartão à entrada para minimizar o uso dos sacos de plástico. Cada vez são mais as APP de artigos em segunda mão e de trocas, ou os mercados em que os artigos sem uso para uns podem ganhar nova vida. Cascais tem em curso o projeto de Biorresíduos (ver aqui ) que tem sido muito bem acolhido levando a separar restos de comida que de outra forma iriam para aterro. Mas há ainda um longo caminho a percorrer para reduzirmos os resíduos que produzimos todos os dias, pelo que nesta semana há novas ações a ter em conta.
O que vamos fazer?
Ao longo da semana, em colaboração com as escolas vamos dinamizar diversas atividades, todas destinadas a sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos produzidos diariamente. Como? Promovendo a reutilização e a reciclagem, bem como outras práticas ambientalmente amigáveis.
- “Não sou plástico, Reutiliza-me” | Campanha desenvolvida com a colaboração dos alunos da EB/JI Fernando Teixeira Lopes. Partindo do tema deste ano da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos “Embalagens”, e dos objetivos da iniciativa, os alunos do 3º ano da EB/JI Fernando Teixeira Lopes, criaram um “slogan” e desenvolveram uma imagem temática que foi impressa em sacos de algodão. Incentivando à mudança de comportamentos da população e visando uma consciencialização sustentável, dia 22 de novembro vão oferecer os sacos no Mercado de Cascais.
Enquanto alternativa aos sacos de plástico, ou outras embalagens descartáveis, os sacos de algodão reutilizáveis e a mensagem neles inscrita vão sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, bem como para as consequências da utilização excessiva de embalagens. Ao mesmo tempo contribuem para uma menor quantidade de resíduos produzidos e consequente impacto ambiental.
Durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos vão decorrer também diversas ações de sensibilização ambiental sobre a temática dos resíduos em várias escolas do concelho. Enquadradas pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, que trabalha vários temas ao longo de todo o ano letivo, estas sessões serão sobre Sustentabilidade e Economia Circular e pretendem alertar para os problemas causados pela produção dos resíduos e sensibilizar para as medidas de diminuição do consumo de recursos naturais. Em suma, pretende-se dotar os mais jovens de mais e melhores conhecimentos promotores de uma mudança de atitudes centrada na prevenção e na redução de resíduos.
Já agora fica o desafio: porque não reunir em família ou entre amigos, dicas e receitas para reduzir a produção de resíduos? Por exemplo, receitas com aproveitamento de sobras, transformação de roupas e mobiliário… Pense nisso, tem toda a semana para contribuir e todos ganham.