CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Esquilo-vermelho avistado na zona da Penha Longa

Sexta, 12 Julho 2024
Partilhe os avistamentos com o projeto Esquilo-vermelho em Portugal

Viu um destes exemplares a correr árvore acima? As imagens (foto lado esquerdo) foram registadas nas últimas semanas na zona da Penha Longa pelos “rangers de Natureza” da Cascais Ambiente e atestam a fixação do Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) também nesta zona do Parque Natural de Sintra-Cascais. O regresso desta espécie, localmente extinta desde meados do séc. XVI, foi registado, em março de 2023, por uma equipa de Vigilantes da Natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (mais informação AQUI).

A população deste tímido animal já vai surgindo em mais ocasiões, permitindo gravar e partilhar testemunhos como este. É a natureza a recompor-se da degradação do habitat por ação humana, com o apoio das regulares intervenções de reflorestação que, em cascais, conta com a participação ativa de milhares de voluntários ao longo de todo o ano.

São boas notícias para a conservação da natureza, pois esta espécie, além de contribuir para a reflorestação natural devido ao hábito de esconder alimento (sementes) em buracos no solo, desempenha também um papel na cadeia alimentar do ecossistema. Enquanto presa de outras espécies, como a Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), Águia-calçada (Hieraaetus pennatus), Bufo-real (Bubo bubo), Açor (Accipiter gentilis) e de espécies raras nesta região, como a Fuinha (Martes foina), contribui para a biodiversidade desta área protegida.

Os avistamentos podem ser partilhados com a página @esquilovermelhoemportugal (IG e FB)

 

Foto à direita: @esquilovermelhoemportugal