CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontros nas Hortas Comunitárias

Segunda, 18 Fevereiro 2019
O grupo de trabalho Encontros presenciais e visita de experiências da Rede Alimentar Cidades Sustentáveis e a Cascais Ambiente realizam um Workshop e Visita à Horta e Vinha Comunitária do Murtal, em Cascais, esta sexta-feira, dia 22.

Esta iniciativa pretende promover o debate e a partilha de conhecimento sobre a temática da agricultura urbana através da análise deste caso de estudo, inserido no projecto Terras de Cascais:

Porquê este encontro em Cascais?
A promoção da agricultura urbana em Cascais começou em 2009 com a criação das primeiras Hortas Comunitárias. Desde então, a ideia de cultivar a terra ganhou muitos adeptos e o projeto cresceu. Hoje, para além das 475 parcelas em hortas comunitárias, existem 2 hortas associativas,  2 hortas de produção e de integração social, 52 hortas nas escolas e 13 nos centros de dia, olivais, pomares e vinhas comunitárias.
Com o objetivo de criar um concelho mais verde e sustentável, a  Cascais Ambiente acredita no poder da horticultura para desenvolver o espírito de comunidade através de algo comum a todos – a alimentação.
 
Quais os seus objetivos?
• Conhecer a Horta e Vinha Comunitária do Murtal através de uma visita ao espaço acompanhada dos técnicos da Cascais Ambiente; 
• Criar um espaço de debate e troca de conhecimentos técnicos entre os participantes que permita identificar problemas, soluções e desafios na criação e gestão de iniciativas de agricultura urbana com base na experiência do projeto Terras de Cascais.
 
Como funciona?

  1. Os participantes dividem-se em 4 grupos de trabalho e cada grupo debaterá um tema. Deverá escolher o tema que quer debater na ficha de inscrição.
  2. A visita à Horta e Vinha Comunitária do Murtal é desenvolvida à volta de cada um dos temas e deverá  fornecer conhecimentos que são a base para o debate em cada Grupo de Trabalho, na sessão da tarde.
  3. Os grupos não podem ter mais do que 6/7 participantes.
  4. Cada grupo terá um animador/coordenador da sessão e o trabalho de cada grupo deve ser orientado para responder às seguintes questões: o que aprendemos sobre o tema; soluções a replicar; e o que é necessário aprofundar (problemas para os quais procuramos respostas).

As inscrições devem ser feitas até dia 20 de fevereiro AQUI

NOTA: O encontro realiza-se às 9h00 na sede da Cascais Ambiente - EMAC - Empresa Municipal do Ambiente de Cascais  - Estr. de Manique 1830, 2645-019 Alcabideche, com deslocação através de autocarro. Existe parque de estacionamento disponível. O encontro tem um limite de 25 participantes.