CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dragagem para manutenção dos fundos junto à Baía

Quinta, 5 Agosto 2021
Durante 21 dias, a draga Ramaveiro será uma presença constante no horizonte junto à Baía de Cascais.

Quando as correntes trocam as voltas aos usos da costa é importante garantir a segurança de todos. Durante 21 dias, a draga Ramaveiro será uma presença constante no horizonte junto à Baía de Cascais. De longe, quem está na Praia da Duquesa, apenas vê uma coluna escura a jorrar da draga para o mar. Mas é importante saber ao certo o que está a acontecer e fica já o esclarecimento feito: trata-se, apenas e só, de areia limpa.

Com 513 toneladas de peso, a embarcação é a parte mais visível da operação de manutenção dos fundos dos canais de acesso ao núcleo de pesca local e está a mudar cerca de 1500 metros cúbicos de areia limpa por dia da zona junto à embocadura da Marina de Cascais para a frente da Praia da Duquesa. Com meses de preparação, uma operação desta natureza implica, por exemplo, a realização de uma batimetria para fazer o levantamento hidrográfico, ou seja o mapeamento do fundo do mar, para se saber onde a areia acumulada pode causar problemas à navegação, em especial na praia-mar, ou nível mais baixo da maré.

O objetivo é depositar a areia de forma estratégica para que a natureza a leve, depois, para junto da praia aumentando-a e assim a segurança.

O processo é relativamente simples: aspira-se areia de um lado para dentro da “barriga” da draga capaz de receber até 600 metros cúbicos e, com a ajuda de jatos de água, liberta-se areia noutro local, com a draga sempre em movimento para que o fundo fique relativamente nivelado. As correntes farão o resto, levando a areia para a praia, reforçando a segurança dos banhistas.

Processo minucioso

Embora não pareça, este é um processo minucioso. Enquanto conduzimos a entrevista (veja abaixo), a sucção junto à Marina de Cascais termina e a curta viagem até à Praia da Duquesa acontece. A 1,5 nós (cerca de 3 km por hora) a draga desliza suavemente pelo mar “chão” e, embora mal se note, cada minuto conta. Em frente à praia, entre o fundo da draga e o fundo do mar, há apenas 1,5 metros de espaço e uma distração pode significar “ficar em seco” ou encalhar, o que tornaria tudo mais complicado.

A descarga acontece de forma lenta, muito controlada para garantir que o fundo do mar fica nivelado, de acordo com o estudo realizado previamente.

Cada descarga é acompanhada pela Capitania do Porto de Cascais de forma a garantir a segurança dos banhistas. “a segurança acima de tudo”, realça o mestre. “Neste tipo de serviço temos sempre de assegurar a salvaguarda de todos. Temos embarcações, pranchas de SUP (Stand Up Padel) e outros curiosos que podem aproximar-se e, assim, não corremos riscos”.

Terminada a descarga. Tudo recomeça. Vai ser assim nos próximos dias, 21 no total, entre as 6h00 e as 17h00, com três a quatro cargas de areia limpa por dia.

Tudo em nome da segurança.

FH/CMC