CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Do Lixo à nossa Arte"

Segunda, 29 Outubro 2018
Ação de voluntariado pretende sensibilizar para o problema do lixo marinho.

 

Cerca de 200 voluntários recolheram, esta manhã, lixo da praia de Carcavelos e dos estacionamentos adjacentes, no âmbito da iniciativa “Do Lixo à nossa Arte”. Já ao longo de cinco dias, alunos, mergulhadores, surfistas e pescadores foram convidados a participar na recolha do lixo marinho para que até 3 de dezembro os artistas plásticos Clo Bourgard, Forest Dump, Pedro Vertsteeg e David de Sousa o transformem em Arte.

“Cumprem-se aqui muitos propósitos, por um lado tiramos lixo da zona do litoral, por outro transformamos o lixo em alguma coisa bonita. A verdade é que cada pedaço de lixo aqui recolhido é uma conquista, desde o microplástico passando pela beata e acabando nos grandes objetos, é lixo evitado no mar e no meio ambiente, são menos tóxicas nos oceanos”, referiu Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, entidade que em parceria com a Take C'Air, Movimento Claro e Cascais Ambiente organizaram esta atividade.

“A Câmara de Cascais é, das que eu conheço, que está mais envolvida nesta área ambiental e é um belíssimo exemplo disso, portanto aderiram facilmente a esta iniciativa”, revela Patrícia Lucas, presidente da Take C'Air.

As peças elaboradas serão expostas na Nova SBE, em Carcavelos, entre os dias 3 e 13 de dezembro, para leilão. O valor angariado reverterá para apoiar a recuperação das áreas ardidas do Parque natural Sintra - Cascais.

João Nunes, voluntário desta ação deixa o alerta: “Se formos à mata ou à praia vemos a quantidade de lixo que existe e não temos a noção do mal que estamos a fazer ao ambiente, por isso mesmo, é importante podermos ajudar para as gerações futuras terem um espaço para usufruírem”.