CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Do lixo ao hidrogénio: Cascais vai abastecer autocarros com resíduos domésticos

Segunda, 8 Novembro 2021
Assinatura de protocolo dia 8 novembro | 15h00 | Salão Nobre dos Paços do Concelho

Com a Cimeira do Clima - COP26 em curso e com todas as atenções viradas para as alterações climáticas, a Câmara Municipal de Cascais assume, uma vez mais, posição pioneira no desenvolvimento para a era do hidrogénio: vai ter um sistema capaz de transformar 50 toneladas de lixo doméstico em cinco toneladas de hidrogénio por ano.

O lixo deixa de ir para aterro e o hidrogénio será utilizado no abastecimento de autocarros municipais e veículos da recolha de resíduos, reduzindo totalmente as emissões de todo o processo de tratamento do mesmo.

O projeto arranca já no dia 8 de novembro, às 15h00, com a assinatura de um protocolo com as empresas portuguesas Floating Particle e IPIAC, unindo   os setores público e privado no combate às alterações climáticas em Portugal.

Denominada Stella, esta unidade de produção (basicamente, um pequeno reator) apenas necessita de utilizar resíduos domésticos, ar e uma pequena quantidade de água, sendo autossuficiente em termos energéticos. Todo o processo de produção é eco-friendly, eliminando problemas como os dos alcatrões e sem emitir para a atmosfera qualquer gás nocivo.

Ao investir nesta tecnologia, a Câmara Municipal de Cascais está a contribuir localmente para resolver dois dos problemas ambientais mais urgentes a nível global: a gestão dos lixos domésticos recolhidos pela autarquia (eliminando custos de transportes e o recurso a aterros sanitários) e a utilização de energias fósseis, que são altamente poluentes e cada vez mais caras.

De acordo com o parecer sobre a Prova de Conceito Tecnologia STELLA Vasco Amorim, Docente do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia – UTAD Investigador INESC TEC, “globalmente este projeto contribui para, pelo menos, três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas a saber:

objetivo 11 - Cidades e comunidades sustentáveis;
objetivo 7: Energias renováveis e acessíveis;
objetivo 9: Indústria, inovação e infraestruturas.”

Como funciona?

1. Os resíduos entram no reator STELLA, dando-se início ao processo de gasificação dos resíduos.

2. Do reator, obtém-se hidrogénio e outros produtos como biocarvão e oxigénio

3. O hidrogénio produzido pode ter diversas aplicações, nomeadamente a produção de eletricidade ou, no caso específico da Camara Municipal de Cascais, o abastecimento de autocarros movidos a hidrogénio já em circulação em Cascais.

Sobre o STELLACASCAIS | Equipamento de prova de conceito para a produção de hidrogénio, tem uma capacidade de conversão de resíduos de 250 kg/dia; uma capacidade de produção de hidrogénio de 24 kg/dia. A pureza de hidrogénio produzido é de  99,995%@25 Bar. A potência elétrica de carga da estação é de 35 kVA.

Sobre a Floating Particle | Empresa portuguesa de investigação e desenvolvimento no universo da Indústria 4.0, constituída por gestores de projetos e engenheiros. “A tecnologia e a inovação mobilizam o mundo para a evolução” é o seu mote. +info: https://www.floatingparticle.com/pt-pt/

IPIAC Nery | Vem da fundação em 1885 da Metalúrgica Costa Nery, SA e fabrica máquinas e instalações completas para a indústria de cerâmica de barro vermelho, com vários níveis de mecanização ou automatização de acordo com as necessidades do cliente. Também trabalha intensamente no sector cimenteiro, do “Waste to Energy” e em projectos tecnologicamente avançados de Captura de CO₂. Faz parte do consórcio italo-espanhol A. Putin, com empresas em Espanha, Itália, Brasil e Portugal. +info: www.ipiac.com