O Dia Nacional da Água, 1/10, foi celebrado no Agrupamento de Escolas da Cidadela, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do uso sustentável da água.
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, discursou na abertura e alertou os jovens presentes para a importância de preservar a água. Carlos Carreiras, presidente da autarquia, encerrou o evento, pedindo aos alunos para substituírem garrafas de plástico por cantis e garrafas de metal dadas pelas Juntas de Freguesia e pela própria Câmara Municipal de Cascais.
Durante o evento, foram apresentadas duas iniciativas principais da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com as Águas de Cascais: a instalação dos novos bebedouros inclusivos e o projeto de otimização hídrica em escolas do concelho.
Foram instalados 83 bebedouros inclusivos nas diversas escolas, preparados para o uso de adultos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Com a função "refill", os bebedouros incentivam o consumo de água da torneira, ajudando a reduzir o uso de garrafas de plástico. O projeto envolveu um investimento total de 54.495€.
O projeto de otimização hídrica terá 10 escolas do concelho de Cascais incluídas numa 1ª fase. O objetivo é melhorar a eficiência no uso da água, substituindo torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos mais sustentáveis e, assim reduzir o consumo de água potável nas escolas municipais e promover o uso inteligente e sustentável dos recursos hídricos.
Escolas Incluídas – 1ª fase:
Escola Básica da Alapraia
Escola Básica Alto da Peça
Escola Básica nº1 da Galiza
Escola Básica de Cascais
Escola Básica dos Lombos
Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo
Escola Básica e Secundária da Cidadela
Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura
Escola Básica Rómulo de Carvalho
Escola Secundária Fernando Lopes Graça
Este projeto visa não só a economia de água, mas também a sensibilização das comunidades escolares para a importância da sustentabilidade.
Com a instalação dos redutores de caudal, existiu a oportunidade de assistir a uma demonstração, quer nos chuveiros, quer nas torneiras dos balneários. Verificou-se que, com e sem redutor de caudal, foi possível reduzir em mais de metade o consumo de água durante os mesmos segundos.
Conheça alguns dos projetos em Cascais para o uso inteligente da água
Piscinas Municipais de Alcabideche e Abóboda:
O projeto visa substituir dispositivos hídricos (torneiras, chuveiros e autoclismos) por modelos mais eficientes e aproveitar o caudal de renovação diária das piscinas municipais para abastecer as instalações sanitárias de dois complexos desportivos, economizando água potável. A economia estimada é de 20% no consumo de água potável, representando 4.700 m³ por ano, com uma poupança financeira de 6.600€ anuais.
Saiba mais aqui.
Eficiência nas escolas municipais:
Este projeto tem como objetivo reduzir o consumo de água potável através da substituição e adaptação de torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos mais eficientes e por meio da implementação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais para abastecer autoclismos e irrigar espaços verdes.
Eficiência nos edifícios municipais:
O projeto tem como objetivo reduzir o consumo de água e diminuir o desperdício hídrico em 11 edifícios municipais, aproveitando a água da chuva para abastecer instalações sanitárias e regar espaços verdes em 2 desses edifícios.
Parques urbanos e hortas comunitárias:
No Parque Urbano da Quinta da Alagoa, o projeto procura reduzir o consumo de água potável através do aproveitamento de águas subterrâneas para fins não potáveis, como o abastecimento de autoclismos em instalações sanitárias públicas e a rega de espaços verdes.
Aproveitamento da água do poço existente junto à Horta Comunitária de Trajouce, Parque Marechal Carmona e Parque da Quinta da Carreira para rega da horta e espaços verdes adjacentes.
A Câmara Municipal de Cascais já distribuiu 4.000 kits de poupança de água, com redutores de caudal, para uso doméstico, visando sensibilizar a população sobre a importância da economia de água potável.
Saiba mais sobre estes projeto AQUI