CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Mundial dos Oceanos 2022

Quarta, 8 Junho 2022
Visita às Florestas Marinhas e iniciativas ligadas ao mar

Já passaram 30 anos desde que se começou a celebrar os oceanos, uma iniciativa que teve origem numa Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento e que se realizou no Rio de Janeiro em 1992. Já em 2008, as Nações Unidas estabeleceram o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos, uma data que assinala a importância dos Oceanos no nosso quotidiano enquanto “pulmões do planeta,” uma vez que, as algas marinhas e o fitoplâncton produzem mais de 50% de todo o Oxigénio da Terra e absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono.

Ciente desta importância dos Oceanos, a Câmara Municipal de Cascais desenvolve diversas iniciativas com grande impacto no mar, como a recuperação de ribeiras, a monitorização da qualidade da água, entre tantas outras, como a recuperação de Florestas Marinhas através do projeto SeaForester.

Neste Dia Mundial dos Oceanos a autarquia celebrou a efeméride com uma visita ao projeto de recuperação de Florestas Marinhas que decorre ao largo da Costa da Guia, em Cascais. A bordo do Galeão “Estou para Ver,” investigadores, membros do governo e executivo da autarquia tiveram a oportunidade de observar imagens transmitidas em direto do fundo do mar.

A recuperação de Florestas Marinhas é um projeto científico que pretende mostrar a viabilidade da reflorestação de algas para captura de CO2, a recuperação da vida marinha na costa portuguesa e ainda a utilização das algas para outros fins (multi-uso), como sejam a alimentação, o setor farmacêutico, entre outros.

Em Cascais, este habitat já foi muito abundante, mas nos últimos 20/30 anos tem vindo a diminuir abruptamente. Uma tendência verificada a nível mundial e, devido a estes registos, na última reunião da Comissão OSPAR em Cascais, cujo objetivo é a proteção do meio marinho do Atlântico Nordeste, o habitat “florestas de Kelp” foi classificado como um dos mais ameaçado na região, sendo alavancadas medidas de gestão próprias. Desta forma, a autarquia promoveu este projeto em colaboração com o Centro de Ciência do Mar da Universidade do Algarve, e com o financiamento do mecanismo Europeu EEA Grants. 

Mas comemorações do Dia Mundial dos Oceanos em Cascais não ficaram por aqui.

Combate a focos de poluição no mar

Na Marina de Cascais, colegas da autarquia, membros da proteção civil, bombeiros e outras entidades terminam hoje uma formação de combate a focos de poluição do mar. Uma preparação necessária para garantir que, caso ocorra alguma situação complicada, as equipas estão prontas a reagir de imediato.

“Aquele Abraço”

 Em Carcavelos foi com um abraço que se celebrou a efeméride. ‘Aquele Abraço’ contou com a participação de cerca de 300 pessoas e foi realizado em quatro países: África do Sul, Brasil, E.U.A. e Portugal. Uma iniciativa co-realizada com a ROUTE Portugal, que pretende reunir o maior número de pessoas de mãos dadas num ato simbólico de sensibilização para o lixo marinho e proteção dos oceanos. O abraço na praia, virado para o mar, foi complementado com a presença dos dois veleiros que estão a realizar a Missão Atlantis, da Oceans and Flow.