CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Mundial do Ambiente

Quarta, 24 Maio 2023
Conheça aqui toda a programação para dia 5 de junho.

Todos os anos, a 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. A sociedade está cada vez mais consciente e sensibilizada para as boas práticas ambientais a adotar no dia a dia, mas, nunca é demais alertar a população para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

Para assinalar este dia, Cascais preparou diversas atividades, sempre com o ambiente como foco.

Quinta do Pisão:

A Quinta do Pisão, que já costuma ter uma panóplia de atividades da natureza para aproveitar em família ou com amigos, terá um plano de atividades marcadas para celebrar este dia tão importante.

Ao longo dia poderá contar com:

das 08h00 às 10h00: Passeio de observação de aves

das 10h00 às 12h00: Passeio de observação de borboletas 

das 14h30 às 16h30: Passeio sobre ações de ‘Rewilding’ na Quinta do Pisão 

das 17h00 às 17h45: Passeio de trator

das 18h00 às 18h45: Passeio de trator

das 19h00 às 19h45: Passeio de trator 

das 21h00 às 22h00: Passeio de observação das aves noturnas

Estas atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia, através do e-mail atividadesnatureza@cascaisambiente.pt ou 215 811 750

No âmbito do PESA (Programa de Educação e Sensibilização Ambiental), a Casa da Cal, na Quinta do Pisão, contará com uma exposição dos trabalhos realizados pelas escolas com a visão dos alunos sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta exposição decorre de 5 a 30 de junho, e poderá visitá-la todos os dias das 10h00 às 17h00.

Parque Marechal Carmona:

Na entrada do Parque Marechal Carmona, e ainda integrado na Festa da Criança, poderá contar com uma exposição dos vários dispositivos que pode ver no dia a dia a manter a via pública limpa, tais como uma Varredora Mecânica 100% Elétrica, uma Viatura de Recolha de Resíduos, um Trator com Reboque, uma Máquina de Limpeza de Areias, um Camião Lava Ruas 10 000L e um Glotton, que é um aspirador 100% elétrico. Entre as 10h00 e as 18h00 de dia 5 pode visitar esta exposição e ficar a saber um pouco mais sobre o material usado diariamente na limpeza urbana em Cascais.

Escolas:

Porque é importante ganhar uma consciência ambiental desde pequeno, e a educação e sensibilização ambiental é uma parte fulcral do plano de estudos em Cascais, estão preparadas diversas atividades em âmbito escolar para este dia.

Na EB1/JI Hortênsia Diogo Correia, os alunos desta escola vão fazer parte de uma ação de sensibilização, elaborada pelos mesmos, para incentivar a uma deslocação entre a escola e casa mais sustentável. Esta ação faz parte da campanha “Faz ECO”, que procura mobilizar os alunos para a sustentabilidade, levando-os a transformar as suas ideias em ações, procurando reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas de Cascais na área da Educação Ambiental.

Numa atividade um pouco diferente, uma turma de alunos do 1º ciclo vai realizar uma auditoria ambiental à empresa municipal Cascais Ambiente. Esta atividade vai permitir aos alunos a consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo do ano com o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais de uma forma um pouco diferente.

 

No dia 5 de junho, celebre o Dia Mundial do Ambiente, participando numa das atividades que temos preparadas para si.