Em Cascais, há vários projetos que o podem ajudar a reduzir o desperdício e a adotar padrões de consumo e produção sustentável, promovendo a circularidade e vida dos bens. São ações que contribuem para mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana. Conheça estas iniciativas e faça a sua parte.
Rede de Ecocentros de Cascais
Aqui pode separar 12 tipos de resíduos e dar-lhes uma nova vida. Livros, pilhas, CD's, loiças são alguns dos resíduos que, em vez de irem para o lixo indiferenciado ou ecopontos, devem ser colocados nestes equipamentos. Em Cascais há seis Ecocentros fixos e dois móveis que pode utilizar. Descubra onde estão para separar mais e melhor.
RE-PARAR | Rede de Reparadores de Cascais
Não sabe onde arranjar algum objeto ou equipamento que se avariou? Para facilitar o acesso aos serviços de reparação, a Circular Economy Portugal e a Cascais Ambiente mapearam os reparadores profissionais e as lojas de reparação existentes no concelho, em diferentes categorias desde costura, eletrodomésticos/eletrónica a computadores, entre outras. O objetivo é promover a reparação enquanto alternativa circular e sustentável ao descarte e ao consumo de objetos e equipamentos novos.
Garden Sale | Feira de Usados em Cascais
A Feira de Usados regressa ao Jardim da Parada já no próximo dia 1 de abril. É fã de artigos em segunda mão? Não dispensa uma boa pechincha? Venha até ao Garden Sale onde pode adquirir produtos em segunda mão ou inscrever-se para dar uma nova casa aos objetos e bens que já não utiliza. Este evento é destinado a trocas e vendas de artigos em 2ª mão, por famílias ou pessoas singulares, residentes, estudantes ou trabalhadoras no concelho.
Refood | Aproveitar para Alimentar
Faça parte da Refood Cascais. Esta organização trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro, contribuindo para a resolução do problema da insuficiência alimentar de famílias, através da recolha e da redistribuição indireta de excedentes e/ou de dádivas de produtos alimentares. Se tem um restaurante ou comércio alimentar, contribua para esta iniciativa. Caso pretenda ajudar, inscreva-se como voluntário.
O Dia Internacional do “Lixo Zero” ou “Zero Waste Day,” celebrado este ano pela primeira vez, tem como objetivo alertar para a promoção de comportamentos mais sustentáveis e aumentar a consciencialização sobre iniciativas para redução de desperdício. Esta iniciativa insere-se na agenda 2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 12 – Produção e consumo sustentável.
CMC/FMC