CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia da Terra: vamos reduzir os desperdícios alimentares

Quarta, 22 Abril 2020
Nesta fase, em que o confinamento obriga à preparação de mais refeições em casa, a Cascais Ambiente dá lhe dicas e ideias que ajudam a reduzir os desperdícios alimentares.

DICA 1 - Planeamento
Costuma pensar naquilo que vai fazer para o jantar no próprio dia? No dia anterior? Três dias antes?
De acordo com um estudo do WRAP (Waste Reduction Action Plan UK) planear refeições periodicamente, incluindo a gestão dos stocks de alimentos e o uso de listas de compras, resulta em menos desperdício.

Como planear uma refeição:
Passo 1 – Estabeleça um orçamento semanal
Passo 2 – Faça uma lista dos alimentos que tem em casa (validade, quantidade e previsão do consumo)
Passo 3 – Crie um plano de refeições semanal (refeições principais e intermédias diárias, se for o caso, previsão de sobras também), de acordo com o orçamento semanal
Passo 4 – Elabore uma lista de compras
Passo 5 – Respeite a lista de compras (não vá às compras com fome!)

DICA 2 – Consumo de produtos locais
Sabe de onde vêm os alimentos que compra?
Ao comprar produtos locais está a contribuir para a prevenção do desperdício alimentar noutras fases da cadeia de produção de alimentos, encurtando o percurso do alimento até ao seu prato. Esta aproximação produtor-consumidor diminui a possível deterioração dos alimentos caso existam infraestruturas desadequadas nas operações de manuseamento e acondicionamento como a refrigeração e o transporte.
Consumir local permite-lhe consumir produtos diversificados, frescos e sazonais, conhecendo a origem e condições de produção do que põe no prato. Comprar diretamente ao produtor no mercado local, adquirir cabazes alimentares de produtos da região, ter produção própria, são tudo opções que pode encontrar no Município de Cascais.

DICA 3 - Compras a granel
Desembalar menos, descascar mais!
Comprar a granel ou avulso permite comprar exatamente a quantidade certa daquilo que precisa, possibilitando utilizar e reutilizar os nossos próprios sacos e recipientes. Estará desta maneira a reduzir resíduos de plásticos e embalagens desnecessárias, respeitando também as quantidades daquilo que planeou comprar.
À semelhança das tradicionais mercearias ou lojas que só vendem produtos a granel, alguns supermercados também já permitem este tipo de compras. Os produtos mais comumente dispostos a granel são as frutas e hortícolas, as ervas aromáticas e especiarias, os frutos secos e secados, as leguminosas e alguns cereais.
Para promover esta prática, prepare um “kit de compras a granel” - sacos de pano/tecido ou de rede, recipientes e frascos de vidro de diferentes tamanho – e coloque-o à vista, disponível à porta de casa ou no carro, para quando for às compras não se esquecer dele.

DICA 4 – Controlo dos prazos de validade
Os prazos de validade dos alimentos não são todos iguais.
Existem várias denominações que fazem toda a diferença na gestão dos seus stocks da despensa, frigorífico ou congelador.
Consumir até: O alimento não deve ser consumido após a data indicada. Normalmente esta denominação aparece em produtos como a carne fresca, iogurtes, queijo fresco, entre outros produtos mais perecíveis.
Consumir de preferência antes de: Data apresentada com dia/mês/ano até a qual o produto conserva as suas propriedades específicas (durabilidade mínima). Esta denominação aparece em produtos não perecíveis microbiologicamente, como por exemplo o azeite, os cereais ou as bolachas. Pode consumir o alimento após a data indicada desde que este esteja conservado adequadamente.
Consumir de preferência antes do fim de: Data de durabilidade mínima apresentada com mês/ano. Esta denominação aparece em produtos não perecíveis microbiologicamente com uma durabilidade mais alargada, como é o exemplo dos congelados ou conservas. Pode consumir o alimento após a data indicada desde que este esteja conservado adequadamente.

Atenção que os prazos de validade são para os alimentos antes de as embalagens serem abertas. Poderá também encontrar indicações no rótulo sobre onde e até quando os conservar depois de serem abertos.

DICA 5 - Utilizar o congelador
O congelador pode ser um ótimo aliado no combate ao desperdício alimentar e planeamento de refeições.
Controlando bem as temperaturas do equipamento e percebendo a capacidade de conservação do mesmo, o congelador garante uma maior durabilidade aos alimentos.
Sabe quanto tempo é que podem durar os alimentos no congelador? Já verificou quantas estrelas tem o seu congelador?

O tempo máximo de congelamento de um produto congelado depende das estrelas que tem o congelador:
uma estrela (*): temperatura até -6ºC. Conserva congelados até 1 semana
duas estrelas (**): temperatura até -12ºC. Conserva congelados até 1 mês
três estrelas (***): temperatura até -18ºC. Permite conservar alimentos previamente congelados até 1 ano
quatro estrelas (****): temperatura entre -18º e 24ºC. Os únicos que permitem congelar alimentos

Os alimentos frescos ou cozinhados só́ poderão ser congelados em arcas congeladoras ou se o congelador tiver três ou quatro estrelas. Antes de congelar um alimento cru, certifique-se que é fresco. Nunca introduza alimentos quentes diretamente no congelador.

DICA 6 – Aproveitar “fruta feia” e sobras
Sabia que os alimentos que mais se desperdiçam são os produtos hortícolas, cereais (arroz, massas,pão) e lacticínios? Qual foi o último alimento que deitou fora? Será que havia alguma maneira de o reaproveitar noutra refeição?
Pode reaproveitar sobras de:
Frutas bastante maduras: sumos e batidos, purés de fruta, compotas, gelados
Pão mais duro: torradas e tostas, pão ralado, migas, açorda, pudim de pão, ensopado
Legumes, talos e algumas cascas (depois de bem lavadas): sopas, arroz de legumes, purés/pastas de legumes, caldos de legumes caseiro
Peixe ou carne: desfiado em saladas, arroz, empadão, omeletes, sandes, croquetes/rissóis

DICA 7 – Fazer compostagem
É outra forma de aproveitar sobras e restos de alimentos, que são utilizados para produzir composto. 
A compostagem é um processo biológico através do qual os microorganismos transformam matéria orgânica (restos de alimentos, folhas, papel) num adubo natural. O composto é uma substância rica em nutrientes e húmus, que melhora a estrutura do solo e favorece a respiração das raízes, promovendo o crescimento das plantas, relvados e jardins. 
Quer saber mais sobre compostagem? Esteja atento às “Quartas na Horta” ou consulte o projeto Terras de Cascais.