CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Desenvolvimento Local costeiro

Sexta, 15 Dezembro 2023
Estratégia apresentada em Cascais apoia projetos relacionados com o Mar e Ecocnomia Azul

O Centro Cultural de Cascais foi o palco da apresentação pública da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) das zonas costeiras dos concelhos de Cascais, Mafra e Sintra, nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro.

“Este programa reconhece o importante papel das autarquias nos projetos relacionados com o Mar”, referiu a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão. “O nosso Mar precisa de ação e este é um programa multifacetado pois abrange vários tipos de projetos que estão relacionados com a gestão do nosso precioso Mar”, acrescentou a vereadora. 
A Estratégia de Desenvolvimento Local Costeira apresentada, foi construída de forma participada por uma parceria de 40 entidades relacionadas com o Mar e a Economia Azul, constituindo essas entidades o Grupo de Ação Local (GAL) costeiro A2S (Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia), do qual o Município de Cascais faz parte. Esta estratégia foi aprovada em julho, tendo-lhe sido atribuído um orçamento de aproximadamente 3,1 milhões de euros de despesa pública, que servirão para apoiar projetos de investimento e desenvolvimento nas zonas costeiras dos concelhos de Cascais, Mafra e Sintra, estando os mesmos relacionados com o Mar e a Economia Azul.
Além de um maior orçamento disponível face a anteriores, a estratégia apresentada destaca-se pelo alargamento do território, com mais freguesias costeiras dos concelhos de Mafra e Cascais, assim como a inclusão das freguesias costeiras de Sintra, numa tentativa de construir um território cada vez mais coeso e contínuo.
Recorde-se que no âmbito deste tipo de programas, o Município de Cascais já beneficiou de apoio financeiro para os projetos de requalificação do Cais de Aprestos e da Lota de Cascais, assim como do galeão “Estou Para Ver”.