CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Descubra o projeto Life Clivut

Segunda, 24 Janeiro 2022
Uma estratégia para o ambiente e as alterações climáticas

O Life Clivut é um projeto financiado pelo programa LIFE, o instrumento de financiamento da União Europeia para o ambiente e a ação climática cujo principal objetivo é o desenvolvimento e implementação da Estratégia de Bens Verdes para o Clima Urbano em quatro cidades mediterrânicas.
O parceiro português do projeto é o ISG (Instituto Superior de Gestão), estando a ser implementado em Cascais com a colaboração da empresa municipal Cascais Ambiente.
A estratégia será concebida através de um processo participativo com cidadãos, diferentes setores empresariais e toda a comunidade. 
A sessão sobre negócios em ações de clima urbano tem como objetivo aumentar a sensibilização dos empresários para os benefícios de um comportamento mais sustentável e para a participação na Estratégia de Bens Verdes para o Clima Urbano como meio de quantificação das suas emissões com a capacidade de sequestro de carbono através das novas árvores plantadas.

Gostaríamos de convidá-lo a participar no projeto, nomeadamente nas seguintes ações:
 > Webinar (07 de fevereiro das 15:00 às 17:15) dirigido a 4 setores de negócio principais (indústria, turismo, retalho, transportes) onde explicaremos estratégias de emissões zero, incentivos à redução do GEE, calculadora da pegada de carbono do LIFE-CLIVUT e boas práticas).
    Registo: sara.balcazar@isg.pt
 > Fazer parte da conceção participativa de um quadro regulador e de incentivos e regras para promover a redução das emissões de GEE e o aquecimento urbano através do investimento em activos verdes públicos e privados.
 > Aplicação-piloto de novas medidas regulamentares e de incentivo.

Sobre o projeto:

O Life Clivut é um projeto europeu financiado pelo programa LIFE, o instrumento da UE para o ambiente e a ação climática. O LIFE contribui para a implementação, atualização e desenvolvimento da política e legislação ambiental e climática da UE, através do cofinanciamento de projetos com valor acrescentado europeu. O objetivo geral do projeto LIFE CLIVUT é desenvolver e implementar uma "estratégia" para a gestão dos espaços verdes urbanos que otimize os seus serviços ambientais e climáticos, em cidades mediterrânicas de média dimensão. A estratégia será baseada no planeamento e na gestão partilhada de espaços verdes e naturais urbanos pelas autoridades, urbanistas, cidadãos e empresas.
O projeto prevê o desenvolvimento de ações de informação, formação e participação dos cidadãos de modo a melhorar o espaço verde urbano e contribuir para o bem-estar e qualidade de vida nas cidades.