CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Debaixo de água não há barreiras”. Um mar de igualdade

Terça, 11 Setembro 2018
“Dive for All” dá oportunidade a pessoas com necessidades especiais de mergulharem no mar.

A iniciativa “Dive for All” – Batismo de Mergulho Adaptado contou, nesta 8.ª edição, com 31 participantes, totalizando já 240 desde o primeiro ano (2011). Assim, a Praia do Tamariz, no Estoril, foi palco de uma experiência de mergulho no mar por parte de pessoas com necessidades especiais.

A verdade é que esta atividade promovida pela Cascais Ambiente, em parceria com a escola de mergulho Cascais Dive e com o Complexo Desportivo Municipal da Abóboda, já começou há algumas semanas, com os participantes a realizar mergulhos preparatórios no complexo desportivo municipal da Abóboda. Esta sexta-feira, foi o culminar de uma atividade que promove não só o exercício físico, mas também a inclusão, uma vez que o mergulho adaptado é considerado uma terapia com importantes resultados na inclusão de pessoas com deficiência.

Rui Mendes, antigo biólogo marinho, foi um dos 20 finalistas que este ano mergulhou no mar do Tamariz, mostrando-se emocionado com a sensação de liberdade que a atividade lhe proporcionou. “Sinto a comunhão perfeita com a natureza, sinto que é lá que eu tanto pertenço e, é por isso, que gosto de participar nestas iniciativas que a Câmara de Cascais organiza”, referiu Rui.

Já Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, enalteceu a importância do “Dive for All”: “este é um dos projetos que mais gozo dá desenvolver e como estas iniciativas percebemos que também nesta matéria Cascais é um concelho inclusivo. Ver a alegria com que os participantes saem desta experiência justifica prolongarmos o programa para sempre.”

Esta iniciativa contou com o apoio de vários parceiros, nomeadamente do Programa Maré Viva – “Cascais Acessível  - Praia Para Todos”, da empresa de fisioterapia Omnifisio e da Escola de mergulho Cascais Dive Center.