CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conheça as Ribeiras de Cascais

Quinta, 17 Setembro 2020
Visite a exposição e participe no Webinar

No Dia Nacional da Água, Cascais apresenta os resultados do projeto "Ribeiras de Cascais" com uma exposição na Casa da Cal, na Quinta do Pisão, patente entre 1 de outubro e 31 de dezembro. A mostra representa o culminar dos trabalhos de gestão efetuados desde 2014 nas ribeiras do concelho de Cascais e retrata a biodiversidade existente nas linhas de água do concelho, dando a conhecer espécies que provam a sua resiliência apesar da pressão urbana que as rodeia.

A Cascais Ambiente desenvolveu o projeto “Ribeiras de Cascais” com o intuito de aumentar o conhecimento da biodiversidade e habitats das ribeiras do concelho, desenvolvendo assim ferramentas para uma gestão territorial fundamentada. Este projeto pretende caracterizar e avaliar os ecossistemas fluviais, por forma a desenvolver medidas de gestão adequadas e adaptadas à realidade do concelho, valorizando o património natural aí existente. A par da caracterização da fauna piscícola, a Cascais Ambiente encontra-se também a realizar uma avaliação da qualidade da água através da análise de macroinvertebrados bentónicos, organismos que são excelentes indicadores devido à sua sensibilidade à variação de fatores ambientais. A monitorização permitiu identificar 5 espécies de peixes nativas nas ribeiras do concelho, algumas delas com elevado estatuto de conservação, nomeadamente a Boga-portuguesa, que está classificada como “criticamente em perigo”.

Simultaneamente foram executadas intervenções de recuperação de galerias ripícolas na Ribeira das Vinhas. Foram requalificados cerca de 4 hectares de linhas de água, através da eliminação de espécies exóticas, como a Acácia e plantação de espécies nativas. Desenvolveu-se também a componente de sensibilização ambiental, que permitiu o envolvimento de cerca de 320 voluntários em 9 ações de sensibilização, resultando na recolha de cerca de 550 Kg de resíduos do leito e margens da ribeira das Vinhas. Este projeto foi apoiado pelas Água do Tejo Atlântico nos primeiros anos (2014-2017), sendo cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos no período 2018-2020. 

De forma a que todos possam participar, a 1 de outubro vai ser realizado um Webinar dedicado ao tema, a partir das 14h30. A Cascais Ambiente vai divulgar os resultados do projeto "Ribeiras de Cascais" e conta com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que irão abordar questões acerca da biodiversidade nas linhas de água do concelho de Cascais.

O evento decorrerá no Zoom, clique aqui para participar. Senha de acesso: 290402

WEBINAR: BIODIVERSIDADE NAS RIBEIRAS

15:00 – Ribeiras de Cascais – Há biodiversidade na cidade
             Sara Faria - Cascais Ambiente
15:30 – Há peixes na ribeira? Conheça os seus vizinhos. 
             Filipe Ribeiro – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
16:00 – O que nos dizem os macroinvertebrados?
             Marta Martins – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
16:30 – Período de discussão e questões
17:00 – Encerramento do webinar