CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferência iRec – Inovar a Reciclagem

Terça, 17 Maio 2022
Projeto-piloto já recolheu mais de 1 milhão de embalagens de bebidas

Já separou embalagens de bebidas nas máquinas do iRec? Se já o fez, é um dos munícipes que contribuiu para o sucesso deste projeto-piloto implementado em Cascais.

Lançado em janeiro de 2021, com 15 máquinas de depósito e retorno localizadas no Mercado da Vila e em diversas superfícies comerciais do concelho, este projeto já permitiu recolher mais de 1 milhão de embalagens de bebidas, sendo que 62% foi plástico PET, 27% vidro e 11% latas. No total, são mais de 100 toneladas de materiais recicláveis encaminhados para valorização, livre de contaminação, que vão ganhar nova vida em vez de irem para aterro.

Com este projeto, Cascais é também o primeiro município a instalar um sistema de incentivo por gamificação em Portugal na área da reciclagem. Até janeiro de 2022, as máquinas do iRec alcançaram mais de 100 mil utilizações que se traduzem em 1,2 milhões de pontos Citypoints atríbuidos, que depois podem ser trocados por prémios. A experiência destes utilizadores também está em análise. Sabia que cada utilizador das máquinas iRec deposita, em média, entre 10 a 15 embalagens de bebidas em cada utilização? E que é ao fim de semana que se registam mais utilizações?

Estes são alguns dos dados apresentados na Conferência iRec, que decorre esta terça, feira, Dia Internacional da Reciclagem, na Nova SBE. Um momento de balanço, mas também para pensar no futuro do Sistema de Depósito e Retorno (SDR), preparando a entrada em vigor da legislação que vai tornar este sistema obrigatório em todo o território nacional. A sessão conta com a presença de vários representantes do mercado retalhista, agências de ambiente, jornalistas, entre outros.

Além da partilha da experiência com o iRec, estão a decorrer mesas redondas onde se debate o presente e futuro do SDR em Portugal, na Europa e no Mundo.

Desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE, o projeto iRec – Inovar a Reciclagem é financiamento pelos EEA Grants e pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Saiba mais sobre o iRec – Inovar a Reciclagem aqui