CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĂĄ aqui

ConferĂȘncia iRec- Inovar a Reciclagem

Quinta, 5 Maio 2022
O futuro das embalagens de bebidas em destaque a 17 maio

O iRec – Inovar na reciclagem foi o primeiro projeto-piloto de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal.

Dia 17 de maio de 2022, na Nova SBE em Carcavelos, realiza-se a conferĂȘncia iREC - O futuro das embalagens de bebidas no Sistema de DepĂłsito com Retorno, onde serĂĄ possĂ­vel conhecer os principais resultados e aprendizagens deste projeto, iniciado em janeiro de 2021 no concelho de Cascais.

O Sistema de DepĂłsito com Retorno (SDR) deverĂĄ ser obrigatĂłrio em Portugal, de acordo com a legislação em vigor, aguardando-se ainda a regulamentação que especifique o modelo de funcionamento deste sistema e respetiva entrada em vigor. Esta conferĂȘncia tem como mote o projeto-piloto de Cascais e visa partilhar os conhecimentos adquiridos com municĂ­pios, retalhistas e produtores de embalagens nacionais e imaginar os diversos cenĂĄrios possĂ­veis uma vez que a portaria entre em vigor, contando com mesas redondas para a discussĂŁo de temas como o impacto do SDR na cadeia de valor das embalagens, a necessidade da criação de uma entidade gestora e apresentar exemplos de paĂ­ses europeus onde o SDR jĂĄ estĂĄ estabelecido.

O objetivo desta conferĂȘncia Ă© partilhar informação detalhada sobre os SDR, preparando a entrada em vigor da legislação que tornarĂĄ o sistema de depĂłsito com retorno obrigatĂłrio em todo o territĂłrio nacional. Participe na reflexĂŁo sobre o futuro Sistema de DepĂłsito com Retorno (SDR) de embalagens de bebidas em Cascais. 

Temas a abordar:
BALANÇO DO PROJETO IREC – INOVAR A RECICLAGEM
PERSPETIVA EUROPEIA DO SDR
PORTARIA SDR
IMPACTO DO SDR NA CADEIA DE VALOR DAS EMBALAGENS
SDR PELO MUNDO
UMA ENTIDADE GESTORA PARA COORDENAR OS AGENTES DO SECTOR?

Mais informação sobre o programa aqui. Esta conferĂȘncia Ă© gratuita e aberta ao pĂșblico, mas sujeita a inscrição.

_ _
O projeto iRec – Inovar na Reciclagem foi desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE e financiado pelos EEA Grants e o MinistĂ©rio do Ambiente e da Ação ClimĂĄtica. Este projeto desafia todos os consumidores a devolver as embalagens de bebidas vazias e inseri-las, uma vez mais, no ciclo de produção de novas embalagens ou produtos, oferecendo benefĂ­cios a quem abraça este desafio. Graças Ă  intervenção da Tratolixo, responsĂĄvel pela gestĂŁo de resĂ­duos no concelho de Cascais, as embalagens recolhidas sĂŁo triadas e reencaminhadas para os parceiros que aceitaram o desafio de lhes dar  uma nova vida.Â