CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comunidade participa no Plano de Paisagem do PNSR

Terça, 21 Setembro 2021
Cascais quer garantir uma gestão florestal sustentável

Decorreu, este sábado, na Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra, a segunda sessão pública de participação do Plano de Paisagem do Parque Natural Sintra-Cascais. Mais uma vez os moradores, proprietários de terrenos, membros de grupos de conservação da natureza, operadores turísticos, praticantes de desportos da natureza e demais interessados nesta área protegida, foram chamados a colaborar e a deixar os seus contributos para a redação final do documento que consubstancia uma visão estratégica para este património natural que ser quer protegido mas que possa ser usufruido por todos. 

Após o incêndio florestal de outubro de 2018, que consumiu perto de 500 hectares do Parque Natural, tornou-se uma prioridade garantir uma gestão florestal sustentável que melhor defenda esta área protegida das consequências das alterações climáticas. A autarquia procedeu, então, à elaboração do Plano de Paisagem de Cascais, desenvolvido pela Cascais Ambiente em colaboração com a Autoridade Gestão para os Incêndios Florestais e o Instituto Superior de Agronomia. Este Plano visa, assim, estabelecer estratégias para um novo ordenamento e dinamização do território, contribuindo para a biodiversidade e estimulando o processo natural de regeneração e evolução da vegetação. A área protegida ganha, assim, maior resiliência, garantindo mais segurança às comunidades locais e visitantes e facilitando a vigilância e o combate a incêndios.

Com estas sessões de participação pública pretendeu-se fomentar a participação ativa da comunidade no reforço da identidade e do carácter diferenciador da paisagem local, promovendo em conjunto com os poderes públicos e os proprietários públicos e privados, a proteção, a gestão e o ordenamento da paisagem natural, rural e florestal.

"Este Plano olha á escala de um território que é muito querido em Cascais", salienta João Melo, acrescentando que, por isso, é importante "envolver a comunidade a dar os seus contributos e opiniões para um Plano que se pretende seja inclusivo".

Os participantes nesta sessao dividiram-se em vários grupos de trabalho que espelharam os vários interesses presentes: Grupo de proprietários florestais; grupo de conservação da natureza; grupo de turismo da natureza e grupo de desporto da natureza. Depois de uma breve apresentação pelo responsável da Cascais Ambiente, João Melo, das linhas gerais do Plano de Paisagem do Parque Natural, os grupos reuniram para discutir as principais preocupações e darem os seus contributos para melhorar aquele documento estratégico que se quer um plano aberto à colaboração de toda a comunidade. As conclusões destes grupos de trabalho irão, assim, ser objeto de análise por parte da equipa da Cascais Ambiente, para depois virem a integrar o próprio Plano.

" Queremos tornar cada cidadão que habite ou visite o parque natural um conservador da Natureza" referiu Leonor Cerqueira, que como voluntária já participou em várias ações de conservação da natureza e de limpeza do parque natural. Leonor veio defender aqui a necessidade de promover ações de educação para todos, para que "as pessoas tenham boas práticas para a defesa do meio natural e que evitem comportamentos que o possam agredir e por em risco".

Adriana Pedroso, participante no grupo dos proprietários florestais, veio com o pai para "ficarem um pouco mais por dentro do que é este Plano de Paisagem". Aponta a proteção contra os incêndios como a principal preocupação relativamente a esta área, assim como a preservação do espaço florestal e da biodiversidade que habita o parque natural. Adriana salienta, ainda, a importância destas sessões de participação, onde estão presentes os vários interesses e "para que possamos chegar a um entendimento entre todos para uma gestão mais colaborativa".

Antonio Almeida é proprietário de um aldeamento turístico na zona da Malveira. Louva a iniciativa destas sessões e deixa a esperança que "possa produzir os efeitos que todos desejamos que é melhorar a qualidade e as condições do Parque Natural". Para este operador na área do turísmo " estas sessões podem contribuir para que não se cometam os mesmos erros do passsado" e que possam promover "uma melhor coordenação com os serviços centrais que estão muitas vezes alheados das realidades locais".   

Para mais esclarecimentos envie um e-mail para: plano.paisagem@cascaisambiente.pt

Paula Lamares| Ruben Viegas | Pedro Ramos| CMC