CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Começa a Viagem pelo Clima

Segunda, 18 Setembro 2023
12 participantes começam viagem sustentável em Cascais.

Na manhã desta segunda-feira, 18 de setembro, 12 participantes de todo o país e de todas as idades, iniciaram uma competição algo diferente. Nesta corrida, o objetivo não é chegar primeiro ao final, mas sim percorrer o país da forma mais sustentável possível.

A cerimónia de partida teve lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, e contou com a presença de representantes das várias autarquias que fazem parte do percurso das equipas que participam neste evento: Cascais, representada pelo seu presidente Carlos Carreiras e pela vereadora do Ambiente, Joana Balsemão, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo.

As três equipas, Ar, Terra e Água, irão passar pelos vários municípios, utilizando sempre os métodos mais sustentáveis para lá chegar. As equipas terão acesso a uma moeda virtual, ‘Climas’, que devem utilizar ao longo da sua viagem. Esta moeda irá avaliar 4 vetores: o tempo, o dinheiro, o CO2 e a água. Através de uma fórmula que avalia os quatro vetores, será determinado um vencedor, pelo impacto ambiental que as suas ações têm.

Nas comunidades onde irão passar, os participantes terão a oportunidade de falar com e, principalmente, ouvir os munícipes, procurando com eles soluções para trabalhar a sustentabilidade nos seus concelhos.

“Esta é uma viagem que pretende, principalmente, sensibilizar a população, e por isso, estas equipas vão estar, também, junto com as populações dos diversos municípios a desenvolver projetos que possam ajudar estas populações”, explicou Luís Miguel Costa, organizador da Viagem pelo Clima.

Esta será uma experiência única para estes 12 participantes, que poderão vir a estar presentes na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP 28, no Dubai.

“Os desafios que vamos ter são muito de ouvir as pessoas. Não vamos chegar lá a explicar que mudanças é que devem implementar a nível de turismo ou da água. Nós vamos ouvir e perceber o que é que faz sentido naquele lugar. É muito por aqui, experimentar as forças de cada pessoa, fazê-las funcionar, e também a aprendizagem de ouvir as pessoas e refletir”, contou Rafaela da Equipa Água, sobre as principais aprendizagens desta experiência única que junta pessoas dos 18 aos 60 anos de idade.

A vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão, explicou que é essencial “demonstrar que uma gota, uma pedrada num charco, tem um efeito extraordinário”. “E é isso que vai acontecer com a saída destas equipas, também com uma certa dose de competição, que é extremamente saudável. O resultado final vai ser também a receção de desafios, locais… e estes grupos vão saber ouvir, saber falar e contagiar. E é por isso que Cascais apoia a Viagem pelo Clima pela segunda vez”, concluiu.

Estes grupos vão estar a percorrer o país por 10 dias, percorrendo os sete municípios até 17 de setembro. Saiba mais sobre este projeto aqui.