CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Clean Up The Atlantic: voluntários recolhem mais de uma tonelada de lixo do mar

Terça, 24 Maio 2016
Sensibilização
Nove anos após o lançamento da iniciativa, em Cascais, os resultados mostram uma adesão crescente da população em torno da causa do ambiente. No último sábado, a ação coordenada pela Cascais Ambiente mobilizou 120 voluntários (55 na limpeza terrestre e 65 na limpeza subaquática) que conseguiram recolher 1100 kg de lixo.

A iniciativa Clean up the Atlantic teve lugar durante a manhã do dia 21 e contou também com a participação de 6 elementos do elenco da série juvenil “Massa Fresca”. Entre os vários resíduos recolhidos, destaque para um telemóvel (ainda a funcionar), sapatos e botas, um par de óculos, pneus, um tambor de uma máquina de lavar e vários sacos com roupa.
 
Além da ação de limpeza, o Clean up the Atlantic tem ainda a missão de “salvar” animais que ficam presos no lixo e nas armadilhas de pesca que se encontram abandonadas e continuam a pescar indefinidamente (fenómeno designado por “pesca fantasma”). Nesta edição foram devolvidos ao mar cerca de 90 animais, entre os quais estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, polvos, caranguejos, entre outros.
 
O Clean up the Atlantic  contou com a parceria da Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia, Cascais Dive e Nautilus-sub, e os apoios da Kitesurf Adventures, Sailors for the Sea, MARE e Liga para a Proteção da Natureza (LPN). Desde que se iniciou esta iniciativa, em 2008, cerca de 11 toneladas de resíduos foram retiradas do mar com a participação de 1100 voluntários.