O Clean Up The Atlantic, que vai já na sua 12ª edição, tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática da poluição marítima, com principal incidência no Lixo Marinho e seus impactes na biodiversidade. Mas é também, uma forma de incentivar a prática de mergulho em Cascais.
Desde 2008 que esta iniciativa retirou do fundo do mar cerca de 9 toneladas de lixo envolvendo cerca de 1400 voluntários. Se a limpeza do nosso mar é uma tarefa precisa desta iniciativa outra é consciencializar para que se reduza drasticamente a produção de lixo o que, para tanto, é necessário repensarmos os nossos hábitos de consumo. Mais do que limpar, temos de atuar na raiz do problema e praticar um consumo consciente, diminuindo a produção de resíduos.
A limpeza subaquática, cujas inscrições estão abertas até 20 de maio, dirige-se a todos os munícipes com experiência em mergulho, garantindo a organização do evento, equipamento para os mergulhadores que queiram participar mas não tenham equipamento próprio.
Mas a limpeza é também em terra e por isso, para essa tarefa não é necessário que o participante tenha qualquer experiência.
O Clean Up the Atlantic conta com as seguintes parcerias: APPSA - Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia; Sailors for the Sea; Cascais Dive; Clube Naval de Cascais; Claro Cascais e o SacOff
Informação sobre os 2 locais:
Praia dos Pescadores:
- Limpeza subaquática
- Hora de início:10h00
- Apenas para praticantes de mergulho
Costa da Guia:
- Hora de início:10h00
- Para todos os públicos
- Recomenda-se calçado e roupa adequados. HC