CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cerimónia de Apresentação das “Terras de Cascais” e assinatura do “Pacto de Milão”

Quinta, 18 Outubro 2018
Cascais Ambiente lança estratégia Terras de Cascais para promover produtos biológicos, sazonais e locais.

A Cascais Ambiente celebrou este ano o dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, com a apresentação da estratégia Terras de Cascais, que abre caminho a uma nova era no aproveitamento da terra em Cascais e que poderá inspirar outros municípios a olhar de outra forma para o seu capital natural. Fazer de Cascais uma referência no aproveitamento da terra e das pessoas que a transformam numa alimentação saudável é o mote desta iniciativa. Durante este evento foi também assinado por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana - uma iniciativa mundial que conta com já quase duas centenas de cidades em todo o mundo.

O projeto das “hortas comunitárias que começou em 2009, é um dos projetos pelo os quais tenho um enorme gosto, um enorme prazer, uma honra, pois mostrámos que era possível ser feito em Cascais, contra todos os que pensavam que não era possível. E foi o começo de tudo” disse Carlos Carreiras

O Banco de Terras local é outra das vertentes desta estratégia, e consiste numa plataforma, que foi apresentada também nesta iniciativa que vai pôr em contacto proprietários de terrenos sem uso e pessoas interessadas em cultivar.

Para Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, “as pessoas de Cascais estão muito interessadas em produtos locais, sazonais, biológicos, e segundo um estudo de mercado, o sector da restauração tem também muito interesse nestes produtos. Foi isto que nos levou a criar o Banco de Terras. Queremos chegar a mais pessoas com produtos locais, sazonais e biológicos de Cascais. Queremos consolidar esta marca”.

Neste dia, a estratégia Terras de Cascais foi premiada nos Food&Nutrition Awards na categoria de Sustentabilidade Alimentar. Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente e Rui Peixoto, responsável pelo projeto, receberam a Menção Honrosa. Estes prémios visam distinguir projetos e iniciativas nacionais pela sua inovação e promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudável.  Esta estratégia dinamiza todo o ecossistema agrícola de Cascais, promovendo a produção local, sazonal e biológica, o consumo consciente, a educação para a alimentação saudável, o empreendedorismo e a inclusão social.

“Este grande projeto começou há oito anos atrás. Começamos pela terra, a olhar para a terra, para o potencial que Cascais tinha e que não estava a ser aproveitado, juntamos as pessoas o nosso maior ativo, e começamos a olhar para a componente produção, agora distribuição, como fazemos chegar estes alimentos a quem precisa deles para criar valor acrescentado. E fechar o ciclo da alimentação. Alimentação saudável, baseada em produtos biológicos, sazonais e produtos de Cascais. Produtos que não precisam de dar à volta ao mundo para chegar às nossas mesas” salientou Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente, nesta apresentação.

Cascais reforça, assim, o seu compromisso com o desenvolvimento de um sistema alimentar sustentável e saudável para o concelho, contribuindo para o desenvolvimento local, a inclusão social e para um território mais resiliente às alterações climáticas e mais sustentável.

Para testar a qualidade dos produtos locais, biológicos e sazonais este evento foi animado com um show cooking dinamizado por quatro chefes que confecionaram quatro receitas com produtos colhidos na Horta da Quinta do Pisão.

A estratégia Terras de Cascais amplia, assim, o que começou por ser horticultura urbana vocacionada para o lazer e conhecimento, através do projeto Hortas Comunitárias (2009). Hoje, as hortas comunitárias contabilizam cerca de 500 horticultores em Cascais.Enquadrada nesta estratégia está a Produção Comunitária: pomares, olivais e vinhas (em região demarcada de Carcavelos) cuja manutenção e produção assume uma responsabilidade partilhada por vários munícipes; e a Horta do Brejo, em parceria com o Estabelecimento Prisional de Tires, que está a criar uma horta de produção biológica para o banco alimentar local. As Hortas Ninho configuram outro projeto, em desenvolvimento, que vai disponibilizar terrenos municipais para a instalação de jovens empreendedores agrícolas do concelho. AQ