CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Celebre connosco o Dia da Árvore

Sexta, 18 Março 2022
Para celebrar o dia Internacional da Árvore, a Câmara Municipal de Cascais oferece uma árvore dos viveiros municipais a cada cascalense.

Para celebrar o dia Internacional da Árvore, o equinócio da Primavera e a época em que a Natureza começa a brotar em todo o seu esplendor, a Câmara Municipal de Cascais oferece uma árvore ou arbusto dos viveiros municipais a cada cascalense, para que todos plantem e se lembrem do poder das árvores de Cascais para a qualidade do nosso ambiente urbano e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e que a preservação da Natureza faz-se com a participação de todos!

Entre os dias 21 e 27 de março, os viveiros municipais de Vale de Cavalos estão a disponibilizar plantas autóctones em alvéolo (máximo 40cm). Lentiscos, medronheiro, murtas, folhados, sobreiros, carvalhos e pinheiros são a grande maioria de árvores e arbustos autóctones que pode levar para sua casa.

Horário: 8h00 e 13h30 (dias úteis) e das 9h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00 (fim de semana)

Como chegar:
Quinta de Vale de Cavalos – Viveiro Municipal, 2775 Alcabideche, EN 247-5 (Situada entre o Zambujeiro e Janes/Malveira).
Pode deslocar-se através das linhas M02 e M14 da MobiCascais.

Saiba como plantar uma árvore!

Material necessário:

  • luvas
  • um sacho ou enxada
  • uma árvore
     

Plantação passo-a-passo:

1 - Cave um buraco, pelo menos duas vezes maior que o tamanho do torrão da planta. Preocupe-se em fazer uma cova mais larga do que profunda. O buraco tem o nome de covacho.
2 - Verifique a profundidade ideal e coloque a árvore direita, na vertical e no centro do covacho. Atenção! A dimensão do covacho dependerá do tamanho das raízes ou torrão.
3 - Preencha o covacho com a terra que retirou da cova. Coloque terra cuidadosamente mas sem calcar excessivamente. Não se esqueça de colocar três a quatro dedos de terra, por cima do torrão (a terra que envolve as raízes da planta). Certifique-se que o torrão não pode ficar visível.
4 - Calque a terra à volta da planta e construa uma bacia (depressão) - tem o nome de caldeira. É necessária durante a época das chuvas para a pequena árvore poder armazenar a quantidade de água essencial para crescer. 
5 - Proteja a sua árvore ou arbusto. Pode colocar uma rede ou um tubo em volta da árvore para a proteger dos animais, como coelhos e outros roedores. Estes tubos protetores ajudam a planta a crescer em altura. Pode utilizar uma garrafa de plástico de 1,5L como alternativa. Para isso basta cortar a base e o gargalo.