Este sistema permite registar o peso dos resíduos produzidos e colocados nos contentores por cada munícipe, possibilitando compreender melhor o impate ambiental de cada um e medir o seu esforço de poupança. As famílias integradas neste teste poderão consultar via internet ou através de uma aplicação por smartphone/tablet a evolução da sua produção de resíduos e comparar com a média total ou da sua unidade residencial (prédio).
A implementação deste projeto implica a adaptação do sistema de recolha existente para as 700 famílias de Carcavelos que serão abrangidas no teste. Também está previsto um conjunto de iniciativas de sensibilização ambiental com o intuito de educar os utentes para o uso desta tecnologia (incluindo jovens e crianças) bem como potenciar o contributo da melhoria de sistema (na qualidade de utentes).
Com este projeto pretende-se a consciencialização do contributo individual para a produção de resíduos, potenciar a separação dos resíduos, e reduzir a pegada ecológica do concelho. Cascais integra assim num consórcio de 19 entidades e representantes de 5 países europeus, enquadrados no projeto internacional Waste4Think, recentemente aprovado pelo Horizon2020 – Programa europeu de apoio à Inovação&Desenvolvimento.