CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais tem 140 Caixotes Inteligentes

Quarta, 12 Abril 2023
“Deixe o lixo comigo, crie bom ambiente”

Melhorar a limpeza urbana e a gestão do espaço público. Cascais aumentou o número de caixotes inteligentes de 46, em 2021, para 140, em 2023. Com uma nova imagem, estes equipamentos convidam a população a deixar o lixo no caixote, em vez de ir para o chão.

Mas porque são inteligentes?

A capacidade de compactação e armazenamento destes caixotes reduzem a necessidade de recolha em oito vezes. São também capazes de comunicar os níveis de enchimento com a central de dados da Cascais Ambiente, fazendo com que as operações de esvaziamento só ocorram quando a capacidade máxima de armazenamento de lixo está quase a ser atingida, melhorando a produtividade e a pegada ecológica da operação de limpeza. Os caixotes de lixo inteligentes funcionam a energia solar, através de um painel instalado no topo do equipamento. 

Deixe o lixo comigo, crie bom ambiente é a mensagem principal exposta, para relembrar os munícipes e os visitantes de Cascais, que os resíduos pequenos, como embalagens de alimentos, balões, beatas, guardanapos, copos de papel, beatas e filtros de tabaco, entre outros, devem ser descartados nestes caixotes de lixo inteligentes. 

“O objetivo é, acima de tudo, promover a eficiência, o conforto de utilização e a otimizar a nossa capacidade de resposta em alturas de grande afluência, como os eventos ou os dias festivos”, afirma Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, empresa pública que gere a limpeza urbana no território. 

Com 140 caixotes de lixo inteligentes em Cascais, o município é o que tem o maior número destes equipamentos em todo o país.

Consulte onde estão os Caixotes Inteligentes aqui