Partilhar os projetos inovadores e as experiências que estão a ser desenvolvidas por várias entidades europeias, que integram o consórcio do projeto Waste4Think juntamente com a Cascais Ambiente, é o propósito do seminário “Desafios para a inovação em gestão de resíduos”, que tem lugar em Cascais, no próximo dia 6 de junho.
Enquadrada no European Green Week, a iniciativa conta com a participação de Joana Balsemão, vereadora do Ambiente de Cascais, e Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente. As apresentações serão feitas por representantes de Espanha, Itália, Grécia e Bélgica, que vão abordar temas tão diversificados como compras públicas eficientes, utilização das tecnologias de informação, gamification, sistema PAYT, ecodesign de embalagens e desperdício alimentar.
Este será o palco para a apresentação das novas tecnologias, dos modelos de gestão e de participação que estão já a ser testadas pelas entidades europeias que integram o Waste4Think (financiado pelo Horizon 2020) num evento que pretende também estimular a adopção de medidas inovadoras na gestão de resíduos.
Em Cascais, no âmbito do projeto Waste4Think, está a ser testado um sistema PAYT (pay as you throw) coletivo, com recolha de resíduos biodegradáveis em sacos e gamification.
A Cascais Ambiente contribui, assim, com a partilha de informação e experiências para a prossecução dos objetivos da Economia Circular e da recentemente aprovada Diretiva Resíduos.
Programa e inscrições gratuitas em: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-workshop-desafios-para-a-inovacao-e...