CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĂĄ aqui

Cascais reĂșne parceiros do Projeto Thermos

Quinta, 23 Maio 2019
No Clube Naval de Cascais decorreu um workshop com vĂĄrios parceiros do Projeto Thermos. Uma iniciativa inovadora a nĂ­vel europeu financiada pelo Programa da UniĂŁo Europeia Horizonte 2020.

Com um total de 15 parceiros o projeto, que serå desenvolvido em oito cidades europeias, consiste no desenvolvimento e teste de tecnologias de mapeamento de soluçÔes de climatização com recurso a energias renovåveis, ou seja trata-se de uma plataforma informåtica que permite fazer uma anålise custo/benefício e um planeamento de redes de distribuição climåtica. Assim, o objetivo principal do Thermos é fornecer os métodos, dados e ferramentas que permitam um sofisticado planeamento, de forma råpida e económica, do sistema de energia térmica de um determinado território.
                                                       
“Em Cascais estamos preocupados com as alteraçÔes climĂĄticas, estamos muito preocupados com o papel que nĂłs temos nesse grande flagelo mundial. Queremos sempre procurar formas de reduzir a nossa pegada carbĂłnica” salientou Joana Pinto BalsemĂŁo, vereadora da CĂąmara Municipal de Cascais, que procedeu Ă  abertura dos trabalhos. 
 
A Cascais Ambiente participa no projeto europeu Thermos, que vai permitir transformar o planeamento urbano rumo Ă  mitigação das alteraçÔes climĂĄticas em Cascais. Para JoĂŁo Dinis da Cascais Ambiente: “o projeto Thermos tem como principal objetivo ajudar as cidades a fazerem o melhor planeamento energĂ©tico para as habitaçÔes e infraestruturas”. 
 
A ideia é ajudar os munícipes e outras entidades a encontrar soluçÔes coletivas de climatização, mais eficientes para as suas habitaçÔes ou infraestruturas com recurso a energias renovåveis, permitindo a redução das emissÔes de CO2 e o contributo para o combate às alteraçÔes climåticas. As ferramentas tecnológicas, desenvolvidas pelos parceiros europeus e que serão replicadas em Cascais, permitirão fazer mapas com base em características demogråficas, urbanas, tipologia de construção, bem como padrÔes climåticos locais, com as melhores soluçÔes de climatização coletiva.
 
“Hoje temos aqui uma oportunidade de dar um passo muito concreto na ĂĄrea da eficiĂȘncia energĂ©tica. Por um lado trata-se de uma ferramenta que permite procurar soluçÔes energĂ©ticas. Por outro lado existe uma transferĂȘncia de competĂȘncias, ou seja, os tĂ©cnicos da CĂąmara vĂŁo adquirir valĂȘncias para de forma eficiente puderem usar essa ferramenta” acrescentou Joana Pinto BalsemĂŁo. AQ
 
Â