No mês de outubro, foram recolhidas em Cascais 4998 toneladas de recicláveis, incluindo restos de comida e cortes de jardim, o que representa uma taxa de reciclagem de 36%. Estes números mensais são os mais elevados dos últimos anos e ilustram o compromisso do Município e dos cascalenses com uma gestão cada vez mais sustentável dos seus resíduos.
O aumento das quantidades recolhidas está relacionado, entre outros, com uma maior participação dos cascalenses na separação dos biorresíduos: mais de 751 toneladas recolhidas no somatório de sacos verdes e circuito dedicado (mais 253 toneladas do que no mesmo período do ano anterior). Os números crescentes refletem a boa aposta do Município de Cascais no sistema inovador e de fácil utilização de cocoleção em sacos verdes, que cobre já a totalidade do concelho e conta com cada vez mais aderentes.
Com estes resultados, o Município de Cascais posiciona-se na linha da frente da sustentabilidade também em matéria de resíduos, mas é preciso manter a tendência de aumento de recolha de seletivos, já que a meta para preparação para reutilização e reciclagem definida para 2030 é de 60%. Para alcançar este valor, todos têm de participar no processo de separação não só de biorresíduos, mas também de vidro, papel e plástico, contribuindo assim para diminuir as quantidades de lixo indiferenciado encaminhado para aterro.
Consulte os dados da recolha de resíduos em Cascais AQUI