CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe menção honrosa

Terça, 6 Junho 2023
Prémios Verdes distinguem projeto das Florestas Marinhas de Cascais.

Os Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal, com o alto patrocínio do Presidente da República, procura premiar as pessoas singulares e coletivas que mais se destacam em Portugal na área do ambiente. Visa reconhecer, divulgar e premiar as boas práticas adotadas, bem como os exemplos de excelência que se destacam pelo contributo dado ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

A Câmara Municipal de Cascais concorreu à edição de 2023 destes prémios, na área de Conservação da Natureza com o projeto Florestas Marinhas de Cascais, tendo recebido uma menção honrosa nesta mesma categoria. A vereadora do ambiente, Joana Balsemão, esteve presente na cerimónia e recebeu a distinção em nome do município.

Este projeto pretende restaurar as florestas de laminárias que existiam no concelho e que, grande maioria, havia desaparecido sem razão conhecida. No entanto, a sua reflorestação é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, especialmente face às alterações climáticas.

As algas laminárias ajudam na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, uma vez que sequestram uma elevada percentagem de dióxido de carbono. São igualmente importantes na estabilização da temperatura, absorvendo o calor em excesso causado pelo aquecimento global. Estas florestas marinhas fornecem oxigénio aos oceanos, e funcionam como berçário, esconderijo e local de alimentação de várias espécies, contribuindo para o aumento da biodiversidade. Todos estes fatores contribuem para um ecossistema saudável, beneficiando, de forma sustentável, a pesca e o comércio local.

Este projeto, iniciado em 2019, conta com dois parceiros: a associação SeaForester e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. A principal ambição deste projeto é alcançar 1 hectare de florestas de laminárias restauradas em Cascais até ao ano de 2025. Têm sido feitos diversos esforços para alcançar esta meta, nomeadamente a monitorização da zona da Guia. Têm sido postas em prática ações de sensibilização para a divulgação do projeto, e estão espalhados por toda a costa do concelho vários placards com informação relativa à importância das florestas marinhas e deste projeto. Será ainda realizado, no mês de junho, um documentário sobre florestas marinhas de Cascais.

O projeto está inserido na Estratégia Municipal para o Mar, que pretende alcançar o Bom Estado Ambiental das águas marinhas costeiras do concelho até 2030. Além deste projeto, é de destacar ainda a Área Marinha Protegida das Avencas, que desde 2018 é gerida pelo Município, e os vários projetos de monitorização e recolha de informação ambiental já implementados.

Futuramente, o projeto Florestas Marinhas procura elaborar uma estratégia de colaboração com a comunidade piscatória, bem como a devida continuação da sensibilização ao público. Este projeto está inserido na Estratégia Municipal para o Mar que pretende alcançar até 2030, o Bom Estado Ambiental das águas marinhas costeiras do concelho.