CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe II Encontro Nacional de Limpeza Urbana

Quinta, 30 Maio 2019
Vários stakeholders do segmento da limpeza urbana de diversos países europeus reuniram-se hoje no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego numa troca e partilha de projetos e experiências levados a cabo nas suas cidades e concelhos.

Nesta edição oradores internacionais, entre os quais Iain Gulland, Director da Zero Waste Scotland e presidente da associação de cidades e regiões ACR+ apresentou a Estratégia Nacional para a Limpeza Urbana da Escócia e seus resultados.

De Espanha chegaram as boas práticas das cidades de Oviedo e Bilbao, consideradas as cidades mais limpas do país, de acordo com um estudo espanhol publicado em maio. De França, as cidades de Montpellier e Paris apresentaram os trabalhos desenvolvidos nos domínios da limpeza urbana, com destaque para a sensibilização dos cidadãos, e a Associação Francesa para a Limpeza Urbana realçou o seu contributo na definição de indicadores de limpeza e prémios nacionais. 

Durante o encontro, Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente apresentou a associação Limpeza Urbana-Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, a qual vai liderar. Trata-se de uma rede de municípios e freguesias com a participação de todos os atores do sector (academia, prestação de serviços e equipamento) criada, com o intuito de promover a eficiência dos serviços e a sensibilização da população para cidades mais limpas.

Numa altura em que se verifica, em termos globais, uma produção excessiva de resíduos e uma tendência crescente em duas perspetivas: tornar os serviços de limpeza urbana mais eficiente e transformar o cidadão num agente corresponsável pela manutenção da limpeza urbana, segundo Luís Capão faz todo o sentido a criação desta associação.

“Mais um passo numa história de sucesso, que é o caso da Cascais Ambiente. Criada há 10 anos para substituir um prestador de serviços privado, ficou provado que somos capazes de fazer mais e melhor com menos”, salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura do encontro.

Para o presidente da Câmara, a Cascais Ambiente: “hoje não pode ser só considerada uma empresa de limpeza urbana, é muito mais do que isso”. O autarca deu como exemplo a intervenção desta empresa municipal na Quinta do Pisão, que em 10 anos levou a cabo uma profunda intervenção e transformação naquele espaço, tornando-o um ex-líbris do concelho de Cascais.  

Além de exemplos de inovação nacional nos domínios da limpeza urbana, um dos painéis foi dedicado exclusivamente ao desafio do glifosato nas cidades, refletindo uma das grandes preocupações atuais das autarquias, depois das discussões europeias em torno da sua possível proibição para utilização em espaços públicos. Recorde-se que este herbicida químico tem sido objeto de muita controvérsia por causa do seu impacto no ambiente e na saúde humana. AQ