CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais protege as florestas de kelp

Quinta, 2 Março 2023
Iniciativa pioneira ajuda a reduzir a poluição marinha

O município de Cascais comprometeu-se a restaurar um hectare de florestas de kelp até 2030, tornando-se uma de 20 entidades e o único município no mundo a fazê-lo.  
No passado dia 19 de fevereiro, a Kelp Forest Alliance lançou o desafio: restaurar um e proteger três milhões de hectares de florestas de kelp até ao ano de 2040. Esta associação constitui-se enquanto uma rede global de pessoas cujo objetivo é restaurar as florestas de kelp – florestas de algas marinhas -, um dos ecossistemas mais produtivos da biosfera. 
Entre 80 participantes de 21 países e seis continentes, Cascais esteve presente nesta primeira cimeira global pelas florestas de kelp. O município aderiu prontamente ao desafio ambicioso proposto pela associação, comprometendo-se a restaurar um hectare de florestas de kelp até ao ano de 2030. Ao abraçar este compromisso, juntamente com 19 outras entidades, Cascais compromete-se a reduzir a poluição aquática, eliminar a destruição de habitats e proteger áreas marinhas. 
A adoção destas medidas irá beneficiar não só os ecossistemas marinhos, mas também a vida do concelho, já que ao atingir os objetivos propostos existirá uma abundância de peixe e diversidade da biosfera marítima, que contribuirá para a atividade piscatória, mas também para o turismo náutico. 
Enquanto município plantado sob o mar, o compromisso assumido é de extrema importância: restaurar um dos ecossistemas mais ricos e produtivos da terra. Deste modo, Cascais junta-se ao Kelp Forest Challenge trazendo atenção para um ecossistema esquecido, protegendo o que resta e restaurando o que foi perdido. 

Saiba mais aqui