As plantações com o apoio da população realizam-se nos sábados de 21 e 28 de novembro, no Pinhal do Junqueiro, na Abóboda e Parque Natural Sintra-Cascais. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição: oxigenio@cascaisambiente.pt
A participação das escolas e o envolvimento empresarial (parceiros rede Oxigénio) na Semana da Floresta Autóctone realizam-se entre os dias 23 e 27 de novembro.
Sobreiros, carvalhos, medronheiros, são algumas das espécies nativas de Cascais, muito importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São mais resistentes aos incêndios, a pragas e doenças e estão melhor adaptadas ao nosso clima - períodos de seca ou chuva intensas. Servem também como área de refúgio e reprodução de um elevado número de animais, como por exemplo, a águia-de-Bonelli, uma espécie presente no Parque Natural Sintra Cascais, atualmente ameaçada.
A Semana da Floresta Autóctone em Cascais integra as comemorações do Dia Internacional da Floresta Autóctone que se celebra a 23 de novembro.
Sobre o Programa Oxigénio | É um plano de promoção e defesa da natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais, realizado através de ações de voluntariado levadas a cabo pela sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas. Já participaram nas atividades da Rede Oxigénio mais de 13 mil voluntários e já foram plantadas mais de 55 mil árvores: carvalho-cerquinho, azinheira, sobreiro, medronheiro, folhado, lentisco e aroeira, freixos, salgueiro pinheiro, cedro-do-Buçaco, carvalho-negral, sabina-das-praias, raíz-divina, funcho-do-mar.
Programa |
21 de novembro: Plantações com a população
Local: Parede (Pinhal do Junqueiro) e Abóboda
Horário: 10h às 12h30
23 a 27 de novembro: Participação das escolas do concelho e envolvimento empresarial (parceiros rede Oxigénio)
28 de novembro: Plantação com a população
Local: Malveira da Serra (PNSC)
Horário: 10-12h30
Para esclarecimento adicionais, contacte-nos através do email oxigenio@cascaisambiente.pt.