CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais promove Semana da Floresta Autóctone com escolas, empresas e público em geral

Quarta, 4 Novembro 2015
Na Semana da Floresta Autóctone, que decorre de 21 a 28 de novembro, a Câmara Municipal de Cascais convida escolas, empresas e público em geral a participarem nas atividades de reflorestação de espécies nativas. O objetivo é sensibilizar para a importância da preservação e do equilíbrio da fauna e flora locais.

As plantações com o apoio da população realizam-se nos sábados de 21 e 28 de novembro, no Pinhal do Junqueiro, na Abóboda e Parque Natural Sintra-Cascais. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição: oxigenio@cascaisambiente.pt

A participação das escolas e o envolvimento empresarial (parceiros rede Oxigénio) na Semana da Floresta Autóctone realizam-se entre os dias 23 e 27 de novembro.

Sobreiros, carvalhos, medronheiros, são algumas das espécies nativas de Cascais, muito importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São mais resistentes aos incêndios, a pragas e doenças e estão melhor adaptadas ao nosso clima - períodos de seca ou chuva intensas. Servem também como área de refúgio e reprodução de um elevado número de animais, como por exemplo, a águia-de-Bonelli, uma espécie presente no Parque Natural Sintra Cascais, atualmente ameaçada.

A Semana da Floresta Autóctone em Cascais integra as comemorações do Dia Internacional da Floresta Autóctone que se celebra a 23 de novembro.

Sobre o Programa Oxigénio | É um plano de promoção e defesa da natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais, realizado através de ações de voluntariado levadas a cabo pela sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas. Já participaram nas atividades da Rede Oxigénio mais de 13 mil voluntários e já foram plantadas mais de 55 mil árvores: carvalho-cerquinho, azinheira, sobreiro, medronheiro, folhado, lentisco e aroeira, freixos, salgueiro pinheiro, cedro-do-Buçaco, carvalho-negral, sabina-das-praias, raíz-divina, funcho-do-mar.

Programa |

21 de novembro: Plantações com a população

Local: Parede (Pinhal do Junqueiro) e Abóboda

Horário: 10h às 12h30

 

23 a 27 de novembro: Participação das escolas do concelho e envolvimento empresarial (parceiros rede Oxigénio)

28 de novembro: Plantação com a população

Local: Malveira da Serra (PNSC)

Horário: 10-12h30

 

Para esclarecimento adicionais, contacte-nos através do email oxigenio@cascaisambiente.pt.