CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais prepara Época Balnear 2022

Terça, 26 Abril 2022
1.ª Reunião Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização

A Época Balnear em Cascais arranca já no próximo fim de semana e para garantir que tudo corre bem nas praias do concelho em mais um verão, o Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização realizou a primeira reunião esta terça-feira, 26 de abril.

O encontro contou com a participação das 23 entidades que integram o dispositivo e que aqui tiveram a oportunidade de apresentar e esclarecer questões em relação à presente época balnear.

Um verão marcado ainda pelo regresso do programa Maré Viva às praias do concelho, que voltam a contar com a presença dos jovens marézinhas tanto na limpeza e apoio das praias como no projeto das praias acessíveis em Cascais, Tamariz e Carcavelos. Ao todo o programa vai contar com a participação de cerca de 1100 jovens munícipes, entre 15 de junho e 12 de setembro.

Em relação a nadadores salvadores, Cascais volta a contar com a Associação Brave Heart e com a Associação dos Nadadores Salvadores Caparica Mar para zelar pelos banhistas que escolhem as nossas praias para aproveitar o calor.

A partir de 1 de maio, a Brave Heart vai assegurar a presença de 34 nadadores-salvadores nas praias de Carcavelos, S. Pedro, Duquesa, Rainha, Conceição, Cresmina e Guincho. Note-se que, no concelho, as praias da linha ocidental contam com nadadores-salvadores todo o ano fruto do protocolo entre a Câmara Municipal de Cascais e esta associação. Para a presente época vão estar disponíveis meios que fazem toda a diferença na resposta em caso de emergência, como é o caso de desfibrilhadores automáticos externos, kits de oxigeno terapia, planos rígidos e comunicações VHF para todos os Nadadores-Salvadores dois veículos moto 4 equipadas para assistência a banhistas, entre outros.

Já a capitania do porto de Cascais manifestou a sua preocupação em relação às praias não vigiadas que cada vez recebem mais banhistas e onde não é possível zelar pela segurança dos mesmos, embora seja realizada uma monitorização regular. Em Cascais, as praias estão categorizadas da seguinte forma:

Praias Vigiadas

Rainha, Moitas, Azarujinha, Avencas

Praias Vigiadas com Planos Integrados de Segurança

Guincho, Crismina, Duquesa, Conceição, Piscina Alberto Romano, Tamariz, Poça, S. Pedro do Estoril, Parede, Carcavelos

Praias não vigiadas

Porto de Touro, Grota, Abano, Santa Marta, Pescadores, Bafureira

Ao mesmo tempo, a Estação Salva Vidas de Cascais vai funcionar 24 horas e contará com seis tripulantes, enquanto a Polícia Marítima de Cascais terá 17 elementos no terreno, equipados com três viaturas TT, uma Moto 4x4, duas embarcações e uma moto de água. Já no âmbito do projeto SeaWatch, Cascais conta com o apoio de duas viaturas TTAMAROK e quatro militares nadadores salvadores que asseguram, principalmente, a vigilância das praias não vigiadas. O projeto Praia Segura também volta a Cascais e vai realizar a vigilância apeada das zonas costeiras com militares da marinha portuguesa.

A Época Balnear de 2022 ficará ainda marcada pelo regresso ao programa Bandeira Azul às praias de Cascais.

“Na análise do conjunto todos evoluímos de uma forma positiva e por isso, no próximo dia 28, vamos ter uma conferência de imprensa juntamente com a ABAE e com o programa Bandeira Azul para o anúncio oficial das Praias Costeiras” revelou Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que esclareceu a ausência destas bandeiras nas praias do concelho: “De 2016 para cá entendi que os critérios da Bandeira Azul não estavam consolidados”.

Carlos Carreiras revelou ainda outras intervenções que estão a ser realizadas em Cascais, como a requalificação das ribeiras do município, promovendo à fruição publica destes espaços renaturalizados, ao mesmo tempo que diminui os impactos negativos nas zonas balneares.

O Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização foi criado em 2020 com o objetivo de gerir a época balnear em Cascais em tempos de pandemia. Uma iniciativa que permite que todas estas entidades trabalhem em conjunto e consigam dar respostas aos problemas relacionados com as praias no decorrer do verão. De recordar que Cascais tem uma das maiores épocas balneares do país, que, em 2022, decorre de 1 de maio a 15 de outubro.

Saiba mais sobre as praias de Cascais aqui 

Entidades que integram o Dispositivo Municipal: 

Águas de Cascais;
Águas do Tejo Atlântico;
Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
Associação dos Nadadores Salvadores Brave Heart;
Associação dos Nadadores Salvadores Caparica Mar;
Autoridade de Saúde do Concelho;
Autoridade Marítima Nacional;
Cascais Ambiente;
Cascais Próxima;
CMC - Cascais Jovem / DJUV;
CMC - Comunicação / DMCO;
CMC - Gabinete da Presidência;
CMC – DAM / DQAM;
CMC - Transporte / DAT;
CMC - Vereação;
Praia Viva - Associação de Concessionários;
Corpos de Bombeiros;
Guarda Nacional Republicana;
Polícia de Segurança Pública;
Polícia de Segurança Publica - Segurança de Transportes Públicos;
Polícia Municipal;
Serviços de Estrangeiros e Fronteiras;
Serviço Municipal de Proteção Civil.