CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais participa na conferência “Local 2030” em Nova Iorque

Sexta, 19 Julho 2019
O encontro promovido pelas Nações Unidas dedicado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) termina hoje.

Chama-se “Local 2030” e é uma conferência de alto nível que reúne representantes de governos centrais e locais, e da sociedade civil, na Organização das Nações Unidas (ONU) que, em Nova Iorque, discutem a implementação dos ODS.

Representada por Joana Balsemão (vereadora do Ambiente), a Câmara Municipal de Cascais foi ontem recebida pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Recorde-se que já em 2017, em carta enviada ao presidente da Câmara, Carlos Carreiras, a ONU reconheceu o papel liderante do nosso concelho na implementação dos ODS. Ora, é precisamente o caminho até 2030 que está a ser debatido.

É evidente o sentido de urgência da ONU que considera os próximos dez anos “a década de implementação dos ODS.” A ideia de fazer do mundo um lugar melhor e mais sustentável até 2030 depende largamente daquilo que as cidades conseguirem fazer. A ONU lembra que 65% das metas dos ODS só podem ser concretizadas com o envolvimento das cidades.

“A maior instituição multilateral do mundo, a forma mais abrangente de organização política, a ONU, reconhece que não cumprirá os seus objetivos e os seus desígnios se não envolver a mais pequena e mais antiga forma de organização política, as cidades. Os níveis supra e sub nacional tornaram-se aliados. É uma mudança de paradigma extraordinária que coloca em evidência a era do localismo em que vivemos”, afirma a vereadora. 

Joana Balsemão aproveitou para reforçar o compromisso de Cascais com os ODS: “somos um pequeno município no contexto europeu e mais ainda ordem internacional. Mas à nossa escala, no que diz respeito à sustentabilidade, continuamos a ser uma fonte de bons exemplos. E os nossos pares reconhecem isso. Queremos cumprir e, se possível, ir além dos objetivos 2030. Por nós e pelas gerações do futuro.”

Para além de ter sido recebida por António Guterres, a delegação de Cascais participou no painel “Voluntary Local Review” com o “mayor” de Helsínquia (Finlândia), o prefeito de Barcarena (Brasil) e eleitos das cidades de Nova Iorque (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Kitakyushu (Japão), entre outros.

A Assembleia Geral da ONU reúne em setembro e já é certo que terá os ODS como tema forte da agenda dos Chefes de Estado.