CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais monitoriza consumos energéticos

Quinta, 29 Setembro 2022
Parceria com a start-up Builtrix analisa edifícios municipais

De forma a aumentar a eficiência energética dos edifícios e promover uma maior poupança, a autarquia está a utilizar tecnologia digital de consulta e previsão de consumos. A análise, feita com base nos consumos em tempo real, permite comparar soluções de eficiência energética, nomeadamente com a substituição de equipamentos (de climatização, eletrodomésticos, lâmpadas, entre outros). Esta dinâmica permite ainda saber quais as poupanças estimadas com a colocação de painéis fotovoltaicos para produção de energia, a percentagem de autoconsumo e o potencial de venda da energia excedente. Um setor chave para a estratégia de Cascais e o roteiro de neutralidade carbónica. 

Já em fase de testes, a Bultrix está a analisar o desempenho energético de quatro edifícios da área operacional da Cascais Ambiente com maior potencial de poupança. 

Nestas infraestruturas o consumo energético é desagregado por cada equipamento através da “desagregação virtual,” um sistema desenvolvido pela Builtrix que permite identificar que equipamentos estão em uso, o cumprimento de normas de segurança e quais as oportunidades de atualização para aumentar a eficiência energética. Esta solução de fácil implementação pretende ser uma referência para todos os gestores de infraestruturas. 

Além da análise destes edifícios a autarquia, o munícipio também vai integrar no projeto piloto mais de 200 famílias com o intuito de apoiar a poupança energética em contexto doméstico através da tecnologia da virtualização da energia de forma a atingir os objetivos de neutralidade carbónica e poupança de recursos de todos.   

Sobre a Builtrix 

A Bultrix é uma empresa que fornece soluções inovadoras para especialistas do sector energético com base em informação inteligente recolhida por sensores energéticos. 

A Builtrix emprega inteligência artificial, através de análise de “big data” em soluções digitais, que identificam padrões de uso por equipamento e dos edifícios que, por sua vez, permitem a deteção de ineficiências, anomalias ou outros usos indevidos em tempo real. Um serviço baseado em software (SaaS) que facilita a adoção por parte de proprietários, gestores de equipamentos ou infraestruturas. 

As soluções de “energia inteligente” ajudam os clientes e famílias a melhorar a sua pegada carbónica e a otimizar recursos.  

Saiba mais aqui