CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais lança campanha de sensibilização de apanha do mexilhão

Quinta, 13 Abril 2017
Sensibilização
A Câmara Municipal de Cascais realiza, dia 14 de abril (das 9h00 e às 13h00,), a campanha de sensibilização e fiscalização “Na Páscoa quem paga é o Mexilhão!” nos locais habituais da apanha de bivalves.

Várias equipas da Cascais Ambiente, Polícia Marítima e Polícia Municipal vão estar nos principais locais de apanha dos bivalves para informar e fiscalizar o cumprimento das normas legais. A ação vai decorrer na Área Marinha Protegida das Avencas (AMP das Avencas), Praia da Poça/Tamariz, Mexilhoeiro, Cabo Raso e Abano.

Em causa está o cumprimentos da legislação que estipula que cada pessoa recolha até um máximo de 3 kg de mexilhão, sendo apenas autorizada a apanha de espécimes com um tamanho mínimo de 5 cm de comprimento. O limite de captura para o perceve é de 2 Kg no total, com 20 mm de tamanho. É que a apanha descontrolada de moluscos tais como mexilhão, lapas e perceves tem um impacto ambiental muito elevado, sendo precisos vários anos para o repovoamento das zonas afetadas, desequilibrando a cadeia alimentar de alguns organismos marinhos.

Na recentemente criada AMP das Avencas é agora interdita a apanha, lúdica e profissional, de quaisquer exemplares de fauna e flora desde a praia da Parede até à praia de S. Pedro do Estoril.