Várias equipas da Cascais Ambiente, Polícia Marítima e Polícia Municipal vão estar nos principais locais de apanha dos bivalves para informar e fiscalizar o cumprimento das normas legais. A ação vai decorrer na Área Marinha Protegida das Avencas (AMP das Avencas), Praia da Poça/Tamariz, Mexilhoeiro, Cabo Raso e Abano.
Em causa está o cumprimentos da legislação que estipula que cada pessoa recolha até um máximo de 3 kg de mexilhão, sendo apenas autorizada a apanha de espécimes com um tamanho mínimo de 5 cm de comprimento. O limite de captura para o perceve é de 2 Kg no total, com 20 mm de tamanho. É que a apanha descontrolada de moluscos tais como mexilhão, lapas e perceves tem um impacto ambiental muito elevado, sendo precisos vários anos para o repovoamento das zonas afetadas, desequilibrando a cadeia alimentar de alguns organismos marinhos.
Na recentemente criada AMP das Avencas é agora interdita a apanha, lúdica e profissional, de quaisquer exemplares de fauna e flora desde a praia da Parede até à praia de S. Pedro do Estoril.