CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais lança campanha “O Mar Começa Aqui” no Dia Mundial da Água

Sexta, 22 Março 2019
Sabia que um balde de água suja deitado na sarjeta leva para o mar os agentes químicos do detergente? É por estas e muito mais razões que Cascais lançou a campanha “O Mar Começa Aqui”.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a poluição dos mares, as equipas da Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente estiveram, na manhã do dia 22 de março, a pintar, junto de cada sarjeta ou sumidouro, frases de sensibilização para esta problemática.

Soraia Carvalho, diretora do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Cascais explica que decidiram lançar esta campanha porque “percebemos que as pessoas não sabem que estas grelhas, que são as sarjetas e os sumidouros, servem apenas para a água das chuvas. Acham que é esgoto, então há a tendência de atirar todo o tipo de lixo” destacando que o maior  problema “é que as sarjetas têm ligação direta ao mar, portanto achámos que devíamos informar e de uma forma criativa estamos a pintar frases que alertam", como por exempo: "O Mar Começa Aqui, Não Despeje, Não Polua"

Logo pelas 9h30 da manhã do Dia Mundial da Água, já 120 funcionários do município estavam reunidos no Jardim da Parada, em Cascais, para irem pintar 500 sarjetas que vão sensibilizar mais de 200 mil pessoas.

“Mais do que os números, vejo aqui as unidades do concelho ligadas ao ambiente a trabalhar em conjunto” referiu a vereadora da autarquia com o pelouro do ambiente, Joana Balsemão, no início do dia.

Para a vereadora, “há uma parte não mensurável desta iniciativa, que é o espírito de equipa que se forma” destacando que neste projeto participaram “todas as unidades orgânicas da câmara que pensam e trabalham o ambiente”. A iniciativa envolveu a DQAM, a Divisão de Qualificação Ambiental, a DGEV, a Divisão de Gestão dos Espaços Verdes, a unidade de projetos transversais de desenvolvimento sustentável e a Cascais Ambiente, acompanhados pela Polícia Municipal, com, segundo a Vereadora, “dezenas de agentes que nos acompanharam neste processo desde o início e que quiseram muito participar”

“Sinto o vosso calor, a vossa participação e a vossa capacidade de mudar os cascalenses e fazer de todos um agente de mudança”, terminou por dizer Joana Balsemão perante as equipas.

 

Saiba mais AQUI