CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Em Cascais já pode ganhar a reciclar

Quinta, 14 Janeiro 2021
Recicle as embalagens de bebidas nas máquinas novas. Veja onde e como o fazer.

O projeto piloto iREC – Inovar a reciclagem foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, numa pequena cerimónia no Mercado da Vila de Cascais que contou com a participação, via online, de Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente. De forma a que todas as máquinas fossem inauguradas no mesmo momento, a Cascais Ambiente contou com elementos nas superfícies comerciais onde estão instaladas, transmitindo a imagem para o Mercado da Vila. O evento foi partilhado em direto na página de Facebook da Cascais Ambiente

A partir de hoje, já pode reciclar as embalagens de bebidas vazias de vidro, plástico e alumínio em 10 máquinas distribuídas por superfícies comerciais do concelho. Como recompensa, os utilizadores recebem pontos por embalagem através da aplicação CityPoints Cascais. Nesta aplicação, que distingue vários comportamentos sustentáveis dos munícipes de Cascais, os pontos podem ser trocados por prémios (como palhinhas de aço inoxidável, escovas de dentes em bambu, entre outros) e experiências oferecidas pelo município de Cascais: batismo de cavalo ou de segway, passeio de burro com guia, visitas a museus, acesso a pista de arborismo, etc.

O projeto iRec pretende, assim, promover a economia circular, uma vez que os resíduos têm valor e podem ser reintroduzidos na cadeia económica como novos produtos, evitando assim o consumo de mais recursos naturais. De acordo com Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, este projeto visa ainda “promover a mudança de comportamentos em relação ao consumo de bebidas em recipiente de uso único devido ao impacto que estes têm para o planeta e, em particular, para a redução da pegada ecológica coletiva e individual”.

As máquinas de devolução de embalagens de bebidas estarão disponíveis no Mercado da Vila de Cascais e também em algumas lojas Auchan, Continente, E. Leclerc, LIDL e Pingo Doce, no concelho de Cascais.

Financiado pelos EEA Grants, e com o apoio do Ministério do Ambiente, este projeto pioneiro, irá recolher dados que serão objeto de análise por parte da Faculdade Nova SBE. Os estudos têm como objetivo avaliar o impacto ambiental e económico do projeto e contribuir com informação detalhada para a futura obrigatoriedade da implementação destes sistemas em Portugal já em 2022.

Mais informação sobre o funcionamento das máquinas e sobre  o projeto em http://irec.cascais.pt/

Localização Máquinas iREC
Continente CascaiShopping
Continente Modelo Tires
Continente Bom Dia Parede
E.Leclerc São Domingos de Rana
Auchan
Mercado da Vida de Cascais
Pingo Doce Alvide
Pingo Doce Amoreira
Pingo Doce São João do Estoril
LIDL Abóboda
LIDL Tires