CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais incentiva à mudança de comportamentos na Semana Europeia da Prevenção de Residuos

Sábado, 16 Novembro 2019
Resíduos Urbanos
Promover a reutilização de roupa, o fim da utilização de sacos de plástico e a redução do desperdício alimentar são os grandes propósitos das ações que irão decorrer na próxima semana em Cascais, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Dirigida à comunidade escolar, a atividade “Passa ao próximo” dá o pontapé de saída nesta semana em duas escolas do 1º ciclo, mas será desenvolvida ao longo de todo o ano letivo com várias escolas do concelho de Cascais.

 A ideia é sensibilizar para a reutilização de roupa em bom estado, promovendo o ciclo de vida dos materiais texteis e contrariar a tendência do fast fashion. Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente mais de 200 mil toneladas de roupa são colocados anualmente nos contentores de resíduos urbanos, que acabam nos aterros.

Todas as roupas recolhidas no âmbito desta iniciativa serão doadas à Casa da Criança, instituição ligada ao estabelecimento prisional de Tires.

No seguimento das várias iniciativas da Câmara Municipal de Cascais de reduzir o consumo de plástico de uso único, será promovida a utilização de sacos reutilizáveis para compras nos mercados do concelho. Os sacos reutilizáveis serão disponibilizados pela Cascais Ambiente nos mercados biológicos da Agrobio (Alagoa e Parque Marechal Carmona), bem como no Mercado Municipal de Cascais.

Desta forma, pretende-se que os munícipes de Cascais adoptem o hábito de recusar a utilização de sacos de plástico nas compras do seu dia a dia. Esta ação serão acompanhada de uma campanha nos canais digitais da Cascais Ambiente.

Para ajudar a reduzir os desperdícios alimentares, a Cascais Ambiente vai disponibilizar diariamente um conjunto de dicas e ideias que vão ajudar a reduzir os resíduos produzidos na hora da preparação das refeições. É só estar atento e seguir as propostas!

Mudar comportamentos começa em todos nós!

DICA 1 - Planear refeições
Costuma pensar naquilo que vai fazer para o jantar no próprio dia? No dia anterior? Três dias antes? O ideal será planear para uma semana.

Um estudo do WRAP ( Waste Reduction Action Plan UK) concluiu que planear refeições periodicamente, incluindo a gestão dos stocks de alimentos e o uso de listas de compras, resulta em menos desperdício.

Comece por planear a sua refeição:
Passo 1 – Estabeleça um orçamento semanal
Passo 2 – Faça uma lista dos alimentos que tem em casa (validade, quantidade e previsão do consumo)
Passo 3 – Crie um plano de refeições semanal (refeições principais e intermédias diárias, se for o caso, previsão de sobras também), de acordo com o orçamento semanal
Passo 4 – Elabore uma lista de compras
Passo 5 – Respeite a lista de compras (não vá às compras com fome!)

Ao planear refeições com antecedência permite-lhe ainda garantir uma alimentação mais saudável e variada, gerir melhor o seu orçamento familiar e poupar tempo nas compras e na preparação das refeições.

DICA 2 - Consumir produtos locais
Sabe de onde vêm os alimentos que compra e coloca no seu prato?

Ao escolher comprar produtos locais está a contribuir para a prevenção do desperdício alimentar noutras fases da cadeia de produção de alimentos, encurtando o percurso do alimento até ao seu prato. Esta aproximação produtor-consumidor diminui a possível deterioração dos alimentos caso existam infraestruturas desadequadas nas operações de manuseamento e acondicionamento como a refrigeração e transporte.

Consumir local permite-lhe consumir produtos diversificados, frescos e sazonais, conhecendo a origem e condições de produção do que põe no prato. Comprar diretamente ao produtor no mercado local, adquirir cabazes alimentares de produtos da região, ter produção própria, são tudo opções que pode encontrar no Município de Cascais.

Agora que já tem a lista de compras (dica 1), que tal visitar a Quinta do Pisão ou passar pelo Mercado da Vila?

DICA 3 - Comprar a granel
Desembalar menos, descascar mais!

Comprar a granel ou avulso permite comprar exatamente a quantidade certa daquilo que precisa, possibilitando utilizar e reutilizar os nossos próprios sacos e recipientes. Estará desta maneira a reduzir resíduos de plásticos e embalagens desnecessárias, respeitando também as quantidades daquilo que planeou comprar.

À semelhança das tradicionais mercearias ou lojas que só vendem produtos a granel, alguns supermercados também já permitem comprar a granel produtos que, antes, só estavam disponíveis em embalagens. Os produtos mais comumente dispostos a granel são as frutas e hortícolas, as ervas aromáticas e especiarias, os frutos secos e secados, as leguminosas e alguns cereais.

Para promover esta prática, prepare um “kit de compras a granel” - sacos de pano/tecido ou de rede, recipientes e frascos de vidro de diferentes tamanho – e coloque-o à vista, disponível à porta de casa ou no carro, para quando for às compras não se esquecer dele.

DICA 4 - Controlar prazos de validade
Os prazos de validade dos alimentos não são todos iguais.

Existem diferenças nas denominações que fazem toda a diferença na gestão dos seus stocks da despensa, frigorífico ou congelador.

  • Consumir até: O alimento não deve ser consumido após a data indicada. Normalmente esta denominação aparece em produtos como a carne fresca, iogurtes, queijo fresco, entre outros produtos mais perecíveis.
  • Consumir de preferência antes de: Data apresentada com dia/mês/ano até a qual o produto conserva as suas propriedades específicas (durabilidade mínima). Esta denominação aparece em produtos não perecíveis microbiologicamente, como por exemplo o azeite, os cereais ou as bolachas. Pode consumir o alimento após a data indicada desde que este esteja conservado adequadamente.
  • Consumir de preferência antes do fim de: Data de durabilidade mínima apresentada com mês/ano. Esta denominação aparece em produtos não perecíveis microbiologicamente com uma durabilidade mais alargada, como é o exemplo dos congelados ou conservas. Pode consumir o alimento após a data indicada desde que este esteja conservado adequadamente.

Tenha em atenção que os prazos de validade são para os alimentos antes de as embalagens serem abertas. Poderá também encontrar indicações no rótulo sobre onde e até quando os conservar depois de serem abertos.

DICA 5 - Utilizar o congelador
O congelador pode ser um ótimo aliado no combate ao desperdício alimentar e planeamento de refeições lá em casa.

Controlando bem as temperaturas do equipamento e percebendo a capacidade de conservação do mesmo, o congelador garante uma maior durabilidade aos alimentos.
Sabe quanto tempo é que podem durar os alimentos no congelador? Já verificou quantas estrelas tem o seu congelador?

O tempo máximo de congelamento de um produto congelado depende das estrelas que tem o congelador:

  • uma estrela (*): temperatura até -6ºC. Conserva congelados até 1 semana
  • duas estrelas (**): temperatura até -12ºC. Conserva congelados até 1 mês
  • três estrelas (***): temperatura até -18ºC. Permite conservar alimentos previamente congelados até 1 ano
  • quatro estrelas (****): temperatura entre -18º e 24ºC. Os únicos que permitem congelar alimentos

Os alimentos frescos ou cozinhados só́ poderão ser congelados em arcas congeladoras ou se o congelador tiver três ou quatro estrelas. Antes de congelar um alimento cru, certifique-se que é fresco. Nunca introduza alimentos quentes diretamente no congelador.

DICA 6 – Não rejeitar “fruta feia” e aproveitar as sobras
Sabia que os alimentos que mais se desperdiçam são os produtos hortícolas, cereais (arroz, massas,pão) e lacticínios?

Qual foi o último alimento que deitou fora? Será que havia alguma maneira de o reaproveitar noutra refeição?
Confira como pode reaproveitar algumas sobras:

  • Frutas bastante maduras: sumos e batidos, purés de fruta, compotas, gelados
  • Pão mais duro: torradas e tostas, pão ralado, migas, açorda, pudim de pão, ensopado
  • Sobras de legumes, talos e algumas cascas (depois de bem lavadas): sopas, arroz de legumes, purés/pastas de legumes, caldos de legumes caseiro
  • Sobras de postas de peixe ou carne: desfiado em saladas, arroz, empadão, omeletes, sandes, croquetes/rissóis

DICA 7 – Fazer compostagem
Fazer compostagem é outra forma de aproveitar as sobras e restos de alimentos, que em vez de irem para o lixo podem ser utilizados para produzir composto. 

A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam matéria orgânica (restos de alimentos, folhas, papel) num adubo natural à qual chamamos composto. O composto é uma substância rica em nutrientes e húmus, que melhora a estrutura do solo e favorece a respiração das raízes, promovendo o crescimento das plantas, relvados e jardins. 
Restos de alimentos que pode guardar para fazer composto:

  • Restos de vegetais
  • Restos de frutas
  • Cascas de batata
  • Cascas de ovos
  • Borras e filtros de café
  • Saquetas de chá

Restos de alimentos não recomendados para fazer composto:

  • Carne
  • Peixe
  • Produtos lácteos
  • Cascas de alimentos cítricos 
  • Alimentos cozinhados e muito gordurosos

Quer saber mais sobre compostagem? Esteja atento às “Quartas na Horta” ou consulte o projeto Terras de Cascais.

Conclusão & Receita para aproveitar sobras
Esteve atento à última semana?

25% do nosso lixo são alimentos que poderiam ter sido consumidos! Não faz sentido estar a deitar dinheiro para o lixo, há que reduzir os nossos resíduos orgânicos, poupa na carteira e na pegada ecológica.
Aqui ficam as 7 dicas que estivemos a partilhar no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos:

  1. Planear refeições
  2. Consumir produtos locais
  3. Comprar a granel
  4. Controlar os prazos de validade
  5. Utilizar o congelador
  6. Não rejeitar “fruta feia” e aproveitar as sobras
  7. Fazer compostagem

Caso o planeamento não corra bem, e por acaso sobre mais arroz do que era suposto, aqui fica uma receita para aproveitar as sobras de arroz de uma maneira diferente: 

Bolinhos de Arroz de Forno 
Porções: 4 pessoas

Ingredientes:

  • 2 a 3 chávenas de arroz bem cozido (cozido há menos de 48h)
  • 2 ovos ligeiramente batidos
  • 4 colheres sopa de farinha de trigo integral
  • ½ chávena de cebola e coentros picados
  • 1 cenoura (ralada)
  • pimenta preta e outras especiarias a gosto
  • pão ralado

Modo de preparação 

  • Junte todos os ingredientes menos o pão ralado numa taça grande e misture até que estejam bem homogeneizados
  • Com a ajuda de uma colher de sopa, forme bolinhas da mistura
  • Passe as bolinhas por pão ralado e coloque-as num tabuleiro, previamente untado com azeite ou manteiga
  • Levo ao forno previamente aquecido a 160ºC/180ºC (dependendo da potência de cada forno), durante cerca de 30 minutos, até que fiquem dourados