CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais faz primeira vindima em vinha comunitária

Segunda, 2 Setembro 2019
A Câmara Municipal de Cascais, através da Cascais Ambiente, promoveu a primeira vindima na recente vinha comunitária, instalada na Quinta da Bela Vista, em Carcavelos. Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do Programa Terras de Cascais com a missão de promover a agricultura urbana biológica no município.

O Programa Terras de Cascais dá lugar não só a hortas, a pomares, mas também a vinhas. A Quinta da Bela Vista é apenas a primeira vinha a produzir vinho de Carcavelos, mas segue-se a do Murtal.

“Dado o entusiasmo enorme à volta das hortas comunitárias, alargámos a oferta para as vinhas. Temos 19 lotes atribuídos e 100 pessoas à espera de uma vinha. A responsabilidade da manutenção será dos viticultores e no final teremos vinho”, frisa André Miguel, chefe de divisão das Terras de Cascais.

Para além das vinhas comunitárias existe ainda uma vinha no Mosteiro de Santa Maria do Mar. Neste, localizado em Sassoeiros e adquirido pela autarquia em setembro do ano passado, a vinha com cerca de 2,7 hectares está a ser revalorizada. Esta intenção da Cascais Ambiente, liderada pela equipa das Terras de Cascais, surge da necessidade de proteger o potencial de produção do vinho de Carcavelos desta quinta.

“É uma forma de nós irmos reinventando e adaptando o espaço urbano. Sabemos o quanto é importante aproveitar a terra, por exemplo, esta terra não produzia nada e agora está a produzir uvas e todo um conjunto de horticultura”, termina Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.